segunda-feira, 14 de janeiro de 2019





NO TEMPO DE PESSOAS “IMPORTANTES” COMO NÓS
50 Anos da História de Alcobaça Contada através de Pessoas


Antunes, Mariana Rosa Faustino, nasceu na Vestiaria em 26 de abril de 1943.
Iniciou a Escola Primária na Vestiaria (os dois primeiros anos), terminando-a numa escola de Alcobaça.
Com dez anos por motivo de saúde, veio para casa dos tios, os quais lhe deram muitas ferramentas e proprietários da Pensão Central, situada na Praça D Afonso Henriques, com entrada na Rua D Pedro V, que encerrou em junho de 1964, por baixo da qual existiam (e existe) o Café Trindade, uma barbearia e a Ourivesaria Fonseca.
Em frente à entrada da Pensão e no prolongamento do Mosteiro, estava instalado o Asilo de Mendicidade de Lisboa, espaço que até 1928, foi Quartel. Na década de 1940, seus tios possuíam uma esplanada, muito rústica em madeira, ladeada por grandes plátanos, na Quinta da Gafa, dando origem à atual esplanada, junto do palacete onde está a Câmara Municipal. A esplanada era um espaço ameno e concorrido por clientes que apreciavam a pastelaria caseira (folhados, pasteis de nata, crespos, pasteis de amêndoa etc., etc.), tendo lhe sido entregue, a responsabilidade da confeção desta doçaria.
Na década de 1960 voltou à Escola, inscrevendo-se no Externato D. Afonso Henriques, em curso noturno, tendo concluído o Curso Geral do Comércio.
Nos finais da década de 1970, ingressou como Auxiliar Pedagógica no Centro de Educação Especial e Recuperação Infantil de Alcobaça, ali tendo permanecido trinta anos até à aposentação, em 2008.
Após a aposentação, convidada a integrar o grupo de professores (voluntários) da Universidade Sénior de Alcobaça, passou a ministrar aulas de culinária (cozinha extraordinariamente bem), naturalmente muito frequentadas e apreciadas.
Pertence ao Grupo de Cavaquinhos Os Farra e ao Grupo Coral Cantibaça.  
Aprecia as viagens da ADEPA, e os passeios de estudo organizados pela USALCOA.
Araújo, Jorge Gonçalves de, era filho de Eurico Pereira de Araújo Rosa (ao tempo Presidente da Câmara e propagandista da República. Veja-se Fleming de Oliveira, in No Tempo de Reis, Republicanos & Outros) e de Maria Cristina Gonçalves de Araújo, dos quais foi o terceiro filho.
Casou em 1953 com Ilda Alves de Araújo, com quem teve um único filho Jorge, que é médico.
Fez a Escolaridade Básica em Alcobaça, a que se seguiram estudos de teor comercial.
Gostava de conviver com as locais elites do seu tempo, no Café Bau ou no Clube Alcobacense.
Ingressou como ajudante com 14 anos na Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Alcobaça, em 1930, na qual durante alguns anos foi o único funcionário, instituição especialmente orientada para o apoio à agricultura, aí permanecendo durante 55 anos e percorrendo a hierarquia até chegar a chefe de serviços e a Diretor. Já com colaboradores, continuou a assumir a maior parte do trabalho.
Depois de 25 de abril de 1974l, a disputa pelo controlo da CCAM desgastou-o bastante, apesar de sempre ter  sido democrata,  como esclareceu o filho. Após a fase conturbada dos primeiros tempos da democracia/pós 25 de  Abril, seguiram-se mudanças importantes na atividade das Caixas  Agrícolas, com destaque para  a movimentação de capitais, equiparação a outros bancos no apoio às atividades económicas, pelo que já idoso, e sem saúde, não pode mais dar o apoio necessário e que desejava.
Participou na comissão loca/Alcobaça de apoio à candidatura de Norton de Matos, e embora atento e interessado, nunca mais teve intervenção política, pois como dizia, gostava de ser independente, até a nível laboral.
Convidado para um cargo superior na Crisal, por parte do amigo António Raposo de Magalhães, recusou, permanecendo no discreto lugar que exercia na CCAM.
Para melhorar a sua condição económica, teve um estabelecimento comercial dedicado à agricultura na Rua Frei António Brandão, bem como se dedicou à agropecuária.
-Tinha como hobbies a caça, a pesca e a fotografia.
Relutantemente abandonou o seu lugar na CCAM/Alcobaça com 69 anos, vindo a falecer em 23 de março de 2001 no Hospital de Leiria, aos 84 anos.
-Nasceu em Alcobaça a 15 de abril de 1916.

Sem comentários: