sábado, 12 de janeiro de 2019

NO TEMPO DE PESSOAS “IMPORTANTES” COMO NÓS
50 Anos da História de Alcobaça Contada através de Pessoas



Anastácio, Joaquim Paulo Vidinha, mais conhecido como Joaquim Paulo, é o muito competente e dedicado diretor do Região de Cister, desde março de 2014.
Filho de um embarcadiço e de uma vendedora de peixe, nasceu no Hospital de Nossa Senhora da Nazaré, a 31 de julho de 1975, sendo pai de 3 filhos a minha razão de viver, a Alexandra, a Inês e a Camila. Estudou no Externato D. Fuas Roupinho até completar o 12.º ano e licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade Independente, de Lisboa, no ano letivo 1999/2000.
Iniciou-se no jornalismo na Rádio Nazaré, tendo feito o primeiro relato de um jogo de futebol aos 15 anos, um Portalegrense-Nazarenos (2-0). Recorda que nenhum dos outros relatadores estava disponível para fazer a viagem e eu voluntariei-me. A partir daí nunca mais deixei a rádio e o jornalismo, que sempre foi a minha paixão.
Em 1991, começou a colaborar com o Diário de Leiria, Gazeta da Nazaré e em 1993 integrou o lote de colaboradores da página desportiva do Região de Cister. Enquanto frequentava o curso superior, começou a trabalhar no jornal Manhã Popular, seguindo para a revista Factos. Após concluir os estudos, decidiu voltar à Nazaré e trabalhar em Leiria, integrando as redações do Região de Leiria e Diário de Leiria e tornando-se colaborador dos jornais O Jogo e Record. Em 2002, passou a colaborar com a TVI e em 2004 foi contratado para escrever documentários para a RTP Internacional. Fundou o quinzenário Região da Nazaré e em março de 2004 mudou-se para o Região de Cister, propriedade da Jorlis, assumindo a coordenação da redação no início de 2005 e onde chegou a diretor dez anos depois, após a aquisição pela Banda de Alcobaça.
Entre 2005 e 2007, foi enviado especial do Record à Rússia, Israel, Alemanha e Sérvia, acompanhando a equipa da U. Leiria. Em 2008 recebeu o prémio de jornalismo Guilhim de Cristal, atribuído pela Associação Amigos Para Sempre /Nazaré.
Apaixonado pelo desporto, praticou futebol no Nazarenos e andebol no Dom Fuas. Em 2011, tirou o curso de treinador de futebol de nível I, começando a treinar a BIR/Biblioteca Instrução e Recreio, de Valado dos Frades. Em 2013, liderou o movimento para a instalação de relvado sintético no campo de futebol de Valado dos Frades, numa parceria entre o clube e a Câmara Municipal da Nazaré. Em 2014, levou a equipa de sub-13 da BIR a participar no torneio internacional de futebol juvenil Donosticup, em San Sebastian.
O jornalismo entrou na minha vida porque amava o futebol, mas cedo percebi que nunca seria um grande jogador e, por isso, pensei que através do jornalismo poderia lidar de perto com a modalidade,
Lidou, ao longo dos anos, com alguns dos melhores treinadores mundiais, como José Mourinho, tendo referências de entrevistas em livros editados em Portugal e Inglaterra sobre o Special One.
-Um dos projetos mais marcantes da sua passagem pelo Região de Cister foi o lançamento, em dezembro de 2015, de O Jogo do Mosteiro, um jogo de tabuleiro que se debruça sobre a história do monumento de Alcobaça e que está à venda ao público. Com ele pretende-se juntar à mesa miúdos e graúdos, procurando fornecer mais conhecimento sobre a história de um monumento que está ligado ao berço da nacionalidade e que acompanhou a história de Portugal e da Europa. O jogo foi planeado durante quase dois anos, tendo sido desenvolvido em conjunto com um designer e com uma jornalista, que assegurou parte dos conteúdos.

Depois do lançamento de O Jogo do Mosteiro, aquele semanário preparou um conjunto de projetos editoriais que pretendem dar novo impulso a um jornal que completou o 23.º aniversário. Procuramos criar eventos fora da caixa, saindo dos cânones mais tradicionais do jornalismo. Queremos reinventar a nossa atividade jornalística, por forma a assegurar condições para viabilizar o jornal.

Sem comentários: