sábado, 12 de janeiro de 2019

NO TEMPO DE PESSOAS “IMPORTANTES” COMO NÓS

50 Anos da História de Alcobaça Contada através de Pessoas

André, António Trindade, natural de Casais da Vestiaria, antigo paraquedista na guerra do Ultramar na Guiné, esteve emigrado durante muitos anos em França, decidindo voltar a casa na década de 1990.
Cumpriu 4 mandatos como Presidente da Junta. Gostava de afirmar que sente amor e prazer pelo que faço na Junta. António André, depois de três mandatos consecutivos terá ponderado não se recandidatar a um quarto e último mandato, mas entendeu que havia ainda obras que precisava de concluir. Tenho obrigação de fazer mais um mandato. A Vestiaria mudou 90% nestes anos mas precisa de mais coisas.
Antes de ser Presidente da Junta, António André foi tesoureiro a partir da eleição de 1993. Foi eleito em 2009 para o último mandato na Vestiaria tendo obtido, sem dificuldade,a maioria absoluta vencendo a grande distância os candidatos do PS, CDU e PSD. O PS desde 1997 que não ganha nenhuma eleição autárquica na Vestiaria.
Foi, até ao fim do processo desencadeado pelo Governo de Passos Coelho, um opositor enérgico da agregação da Vestiaria com Alcobaça, mas seria homenageado pela União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria em 2014.
Nesta freguesia, que hoje faz parte da União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria, cumpre destacar como ele bem fazia e com orgulho a Sociedade Filarmónica Vestiariense Monsenhor José Cacella, uma das mais antigas coletividades do concelho.
-Faleceu a 21 de junho de 2016.
-O PSD apresentou o candidato à junta de Freguesia da Vestiaria, para as eleições autárquicas de dezembro de 1993. Tratou-se de António Trindade André que defendeu que com a sua candidatura, pretende, se ganhar as eleições, melhorar substancialmente a freguesia, mas não promete milagres. Há muitos anos que a Junta da Vestiaria é do Partido Socialista; já é tempo de mudar, disse António André, esperançado em obter a vitória, o grande objetivo da sua candidatura.
-Um túnel que poderá ter centenas de anos foi descoberto, por acaso na Vestiaria.
A descoberta do túnel aconteceu quando, no decorrer de obras no pavimento, os operários detetaram um abatimento do piso, contou o presidente da Junta de Vestiaria, António André. Os operários estavam a fazer um alicerce e quando escavaram para colocar o lancil depararam-se com um buraco fundo, que abriram um pouco mais, acrescentou António André, que comunicou de imediato o achado à Câmara Municipal de Alcobaça. Com cerca de um metro de largura e dois de altura, o túnel terá vários metros de extensão.
O túnel tem continuidade, mas estará barrado por raízes de eucalipto. Vamos ver se é possível abrir para ver onde vai dar. Suspeito que quando foram abertas, as condutas de água poderão ter fechado parte do túnel, adiantou o presidente da junta.
António André acreditava que a passagem subterrânea era utilizada pelos frades do Mosteiro de Alcobaça, já que é conhecida uma rede de túneis que ligava o mosteiro ao castelo e a outros pontos, para refúgio dos monges e para evacuação da população. Os trabalhos da junta continuam, mas o local vai ficar preservado.
Afinal não passava de acesso a uma mina de água, como asseverou J. Pedro Tavares, especialista nesta matéria. Mas há lendas muito bonitas e interessantes.
-Durante anos os autarcas locais sonharam, e agora com António André concretizaram, uma mais-valia para a Vestiaria.
Tudo começou como habitual pela compra do terreno, seguindo-se o projeto e por fim a construção. O programa festivo começou às 11h, com Missa em memória dos autarcas da freguesia, às 12,30h procedeu-se à receção aos convidados, seguindo-se um cortejo até às novas instalações, ao vibrante som das Majoretes e Fanfarra de Alcobaça. Às 13h, realizou-se a cerimónia oficial da inauguração, às 13,30h almoço volante para as entidades convidadas e população. Pelas 15h, deu-se início a animação cultural, com a atuação de Bandas de Música da Parede e da Vestiaria, bem como do Rancho Folclórico dos Casais da Vestiaria. Às 20h atuou o conjunto local Tequilla Gang, e às 24h ocorreu o encerramento dos festejos.
Nas cerimónias festivas estiveram presentes o Governador Civil de Leiria (José Miguel Medeiros), o Presidente da CMA (Goncalves Sapinho), vereadores, presidentes de Juntas de Freguesia do concelho, autarcas locais, população e o Pároco da freguesia, incluindo as coletividades atrás referidas. No ato de inauguração foi descerrada uma lápide, tendo usado da palavra os presidentes da Assembleia de Freguesia (Jorge Silvestre), da Junta de Freguesia (António André), Gonçalves Sapinho, o Governador Civil e o Pároco Vasco, seguindo-se o batismo do imóvel.
Antes da visita as instalações, foram distribuídos a alguns convidados, pratos de louça artística com a data de inauguração. 

Sem comentários: