sábado, 12 de janeiro de 2019

NO TEMPO DE PESSOAS “IMPORTANTES” COMO NÓS

50 Anos da História de Alcobaça Contada através de Pessoas

André, Maria Júlia Pereira, viúva de Tonico Padeiro, é natural de Pousada/Cela aonde nasceu em 17 de janeiro de 1938.
Casou em 28 de Outubro de 1958, com 20 anos, depois de um namoro de 3 anos, quando ainda andava a aprender costura numa modista da vila, para onde foi com 15 anos. Diz que em criança sonhava ser professora primária ou enfermeira, mas só estudou até à 4ª classe.
Após o casamento, continuou a morar em Pousada até ao falecimento do marido, altura em que se radicou definitivamente em Alcobaça. Em 1972 com o marido havia tomado conta da cervejaria/restaurante que inicialmente pertenceu aos sogros que estavam cansados e idosos e a não queriam encerrar (diz que começou a cozinhar quase por acaso), aonde já ia de vez em quando ajudar. Hoje em dia com muita vontade e energia continua a dar apoio à filha Ana que é quem, efetivamente, explora e dirige o restaurante António Padeiro.
Cozinha todos os dias no restaurante e às sextas-feiras em casa para as netas, como gosta de salientar com um sorriso rasgado. No estabelecimento, a ementa variada e de qualidade contempla a cozinha tradicional portuguesa e, embora não se considere gulosa, o que mais gosta de cozinhar são doces. 

Sem comentários: