segunda-feira, 14 de janeiro de 2019


NO TEMPO DE PESSOAS “IMPORTANTES” COMO NÓS

50 Anos da História de Alcobaça Contada através de Pessoas



Arinto, Domingos Pereira, nasceu em Outeiro Grande, em Assentis, concelho de Torres Novas, em 6 de julho de 1907.
A memória dos homens só será perpetuada se deixarem obra e amigos  que os recordem, neste caso  pela profissão, boa disposição e por ser um bom garfo, arte que praticava com muita eficiência.
Licenciado em Coimbra em 1933, o médico Domingos Pereira Arinto, com consultório na Rua Alexandre Herculano, onde praticava vários atos médicos, hoje exclusivos das especialidades, deixou tudo isso. Vindo quase a seguir à formatura trabalhar para Alcobaça, frequentava muito a Nazaré, onde conheceu Maria Fernanda Ferreira da Silva, com quem veio a casar. Deste casamento nasceram dois filhos, Maria Teresa e Francisco Fernando. 
Foi médico das Termas da Piedade (tinha a especialidade em Hidrologia), inspetor médico da Inspeção Médica das Caixas de Previdência com o Dr. Bruto  da Costa, Chefe das Caixas de Previdência (Alcobaça) e colaborador de cirurgia com o Dr. Francisco Barbosa, no Hospital.
Popular, foi homenageado várias vezes pelos inúmeros amigos e clientes/pacientes e também pelo Clube Rotário de Alcobaça.
Quando o Hospital de Alcobaça comemorou os 100 anos de existência, numa cerimónia com a presença do Ministro da Saúde, Arlindo de Carvalho, foi descerrada uma lápide que homenageava alguns ilustres médicos que por lá trabalharam, Francisco B. Pereira Zagalo, José Barreto Perdigão, António de Sousa Neves, João José Ferro, José do Nascimento e Sousa, Domingues Pereira Arinto, João Lameiras de Figueiredo, Henrique Trindade Ferreira, José Nunes Franco, Francisco Monteiro Barbosa e João D’Oliva Monteiro.
Veio a falecer em Alcobaça, no dia 25 de novembro de 2000, com 93 anos, em consequência de uma queda na zona pedonal, obra alegadamente mal acabada/executada (junto à antiga Sapataria Norte, na Rua Araújo Guimarães/Alcobaça).
-Reunia habitualmente às sextas-feiras um grupo de alcobacences para convívio e comezaina.
Este grupo encontrou-se na terça-feira, dia 6 de abril de 1993, na cervejaria António Padeiro para um jantar convívio com o Dr. Domingos Pereira Arinto, que celebrava 60 anos de presença em Alcobaça e simultaneamente 60 anos de clinica médica.
-Domingos Arinto foi homenageado em Alcobaça, para assinalar os seus 90 anos, com um jantar organizado por ex-colegas e amigos no sábado dia 27 de junho de 1997, no Restaurante Sinfonia.
Arnaut, António Duarte, Ministro dos Assuntos Sociais (PS), visitou, no dia 7 de abril de 1977, o Lar Residencial de Alcobaça. Esta visita esteve inserida numa série de outras que este membro do Governo efetuou pelo País.
O Ministro fez-se acompanhar pelo Secretário de Estado da Segurança Social, do Governador Civil de Leiria e do Presidente da Câmara Municipal Miguel Guerra e vereador Fleming de Oliveira.
António Arnaut, disse que o Ministério dos Assuntos Sociais está a estudar a possibilidade de dotar o País de uma rede de estabelecimentos para a terceira idade que permita aos idosos viveram junto do seu meio-ambiente.
Durante a visita, o Presidente da Câmara frisou a necessidade de se retirar da vila uma instituição naqueles moldes. Na sua opinião, o facto do asilo estar situado no Mosteiro cria situações embaraçosas e desagradáveis para os turistas que procuram aquela zona.
António Arnaut, ao notar que os idosos residentes se encontram bastante marginalizados e numa parte das instalações estão como armazenados em autênticos ghettos, disse que o Ministério está a estudar a possibilidade de dotar o País de uma rede de estabelecimentos assistenciais para a terceira idade.
O Diretor do Asilo, Manuel Duarte Chita, fez notar que a população de Alcobaça deseja que o Lar Residencial saia a curto prazo das instalações do Mosteiro.
A convite da Delegação da Ordem dos Advogados de Alcobaça, António Arnaut veio realizar no dia 7 de julho de 2007, no Auditório da Caixa de Crédito Agrícola, uma conferência sobre o tema Novo Estatuto da Ordem dos Advogados.
-O Primeiro-ministro, António Costa, e o Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, marcaram presença no evento que se realizou em Coimbra, no Centro de Congressos dos HUC-CHUC, dia 15 de setembro de 2016, e que assinalou o 37.º aniversário do Serviço Nacional de Saúde.
José Martins Nunes, presidente do Conselho de Administração do CHUC, explicou que durante a manhã, abordar-se-ão as oportunidades para o desenvolvimento futuro do SNS e, durante a tarde, apreciar-se-ão os seus resultados e far-se-á homenagem ao seu fundador, Dr. António Arnaut.
Após a sessão de abertura, com a  presença do Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, e o Secretário de Estado adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, foi proferida uma palestra sobre A Universidade, a investigação e o SNS, a cargo do Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva.
Entre várias outras intervenções, durante o período da manhã teve lugar a Conferência Inaugural A saúde global e o mundo. O orador convidado foi Detlev Ganten, presidente da M8 Alliance e Conferência Mundial de Saúde.
De tarde, ocorreu a inauguração de monumento estatuário e atribuição do nome de António Arnaut ao Centro de Congressos dos HUC-CHUC, seguida da conferência Conquistas nos 37 anos do SNS, tema desenvolvido pelo diretor-geral da Saúde, Francisco George.
A iniciativa, organizada pelo CHUC e pela ARS do Centro, contemplou a projeção do filme de propaganda, Serviço Nacional de Saúde - o resgate da dignidade.

Sem comentários: