sábado, 12 de janeiro de 2019

NO TEMPO DE PESSOAS “IMPORTANTES” COMO NÓS

50 Anos da História de Alcobaça Contada através de Pessoas

Antunes, Adelino de Jesus, nasceu a 5 de junho de 1950, na localidade de Memória, Colmeias, Leiria, foi para Moçambique onde viveu até aos 25 anos de idade.
Desde muito novo ligado a movimentos juvenis, iniciou em 1968 um contacto com a liderança de grupos de jovens com quem ensaiou os primeiros trabalhos em meio comunitário. É neste sentido que programou e realizou os primeiros trabalhos de rua em duas zonas diferentes de Leiria, onde deu mostras de vontade de avançar pelo campo da pesquisa de novas formas de intervir junto da camada mais jovem e socialmente mais desfavorecida.
Apoiado por estas primeiras pesquisas, abandonou o lugar no Gabinete de Apoio Técnico de Leiria, e concorreu ao lugar de Diretor do Internato Distrital de Leiria, que desempenhou durante oito anos. Durante este período, desempenhou funções de trabalho social, e decidiu, em 1985, fazer o curso superior de Serviço Social, cuja licenciatura terminou em 1990, no Instituto Superior de Serviço Social de Coimbra.
Concluída a licenciatura concorreu aos quadros do Instituto de Reinserção Social tendo desempenhado funções no Estabelecimento Prisional de Leiria (antiga Prisão Escola) e na Equipa do Círculo Judicial de Leiria.
A partir de 1992, foi Coordenador da equipa do Instituto de Reinserção Social do Círculo Judicial de Alcobaça.
Depois de trabalhos de rua, Adelino Antunes editou o seu segundo livro intitulado Perdidos nos Encontros da Cidade, onde procura transmitir modalidades de trabalho junto de jovens em grupos ou situações de risco, porque o que deles se pode esperar depende também do sentido de oportunidade do agente que intervém no terreno a cada momento.

Sem comentários: