sábado, 12 de janeiro de 2019

NO TEMPO DE PESSOAS “IMPORTANTES” COMO NÓS
50 Anos da História de Alcobaça Contada através de Pessoas


André, Carlos Ascenso (PS), foi Governador Civil de Leiria entre 22 de novembro de 1996 a 30 de abril de 2002.
-Carlos André foi nomeado Governador Civil do Distrito de Leiria e tomou posse no dia 22 de novembro de 1996, às 12 horas num ato que teve lugar no Salão Nobre do Ministério da Administração Interna, em Lisboa.
No mesmo dia o antecedente Governador Civil de Leiria, Júlio Henriques, foi investido nas funções de Presidente do Serviço Nacional de Bombeiros, numa cerimónia presidida Ministro da Administração Interna, o alcobacense Alberto B. Costa.
Às 18 horas do mesmo dia, teve lugar no Salão Nobre do Governo Civil de Leiria a cerimónia de transmissão de poderes.
-O Governador Civil de Leiria, visitou no dia 19 de fevereiro de 1997, o Concelho de Alcobaça, na sequência do que tem vindo a acontecer noutros concelhos do distrito.
Esta visita teve início às 9.30h com uma sessão nos Paços do Concelho, seguindo-se uma deslocação à Zona Industrial do Casal da Areia, onde foram visitadas as empresas Facerpa e Recivitro. Às 11h deslocou-se à ETAR de Pataias e ao Pavilhão Gimnodesportivo da Escola C+S da mesma localidade, seguindo a comitiva rumo à Moita para visitar a habitação social em construção, regressando depois à Junta de Freguesia de Pataias.
Na parte da tarde, efetuou uma deslocação às Piscinas Municipais, Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Secundária D. Pedro I e às obras da Biblioteca Municipal. A comitiva seguiu depois para S. Martinho do Porto, com uma deslocação ao pavilhão gimnodesportivo da Escola C+S, à habitação social, seguindo depois para em Alfeizerão, onde foi aguardado pelas 17.00h para visitar a habitação social em construção. Ainda passou pela estrada de Turquel-Vimeiro, por Louções e pela Junta de Freguesia da Benedita, onde terminou a visita ao Concelho de Alcobaça.
-Foram inauguradas no dia 24 de maio de 1997, as novas e melhoradas instalações de apoio ao Parque Desportivo da Eira das Chãs/ Maiorga, que incluem o bar, casas de banho, casa do forno, a energia elétrica e iluminação do campo de jogos. A par disso foi ainda inaugurado um parque de merendas construído por iniciativa da Junta de Freguesia, com o apoio da Câmara Municipal, correspondendo ao desejo da população.
A inauguração destes melhoramentos decorreu em simultâneo com a festa de aniversário dos 55 anos da Associação Recreativa Maiorguense. A sessão inaugural foi presidida pelo Governador Civil de Leiria, Carlos André e contou com os corpos sociais da Associação Maiorguense, Junta de Freguesia e Câmara Municipal representada pelo presidente, alguns vereadores e o pároco da Maiorga.
Para José Vitorino, presidente da Direção da Associação Recreativa Maiorguense, estes melhoramentos vêm permitir a realização de algumas atividades desportivas até aqui impossíveis e beneficiar o intenso trabalho que ali tem vindo a ser desenvolvido com os jovens.
Para Fernando Guedes, presidente da Junta de Freguesia, aquele dia foi especial e feliz, como todos os dias em que se verificam inaugurações na freguesia.
O Governador Civil, justificando a  presença, afirmou que a importância das coisas não está na sua dimensão, está na importância que as pessoas lhe dão e estes melhoramentos foram queridos pela população e vem contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida.
-Carlos André, visitou as escavações arqueológicas de Parreitas, no dia 26 de agosto de 1997, a convite do arqueólogo Pedro Barbosa que tem liderado as escavações com a ajuda de estudantes, sobretudo da Faculdade de Letras de Lisboas e da Junta de Freguesia do Bárrio, cumprindo neste caso uma promessa que havia feito ao respetivo presidente, tendo-se manifestado muito interessado e surpreso com as explicações.
-Carlos André, visitou na sexta-feira 11 de setembro de 1997 a Praia de Água de Medeiros, numa deslocação a convite da Associação para o Desenvolvimento Sociocultural de Água de Medeiros e inteirou-se dos problemas daquela localidade, onde a expansão urbanística está paralisada, as estradas estão degradadas e os parques de estacionamento não chegam para os muitos veraneantes que ali afluem. A par disso a falta de vigilância na praia e as infraestruturas foram deficiências apontadas pelos responsáveis da Associação.

-No dia 18 de julho de 2002 houve uma reunião entre o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, o Governador Civil do Distrito e o Diretor-geral dos Monumentos Nacionais. O tema fprincipal foi o Convento de Cós, tendo sido abordados outros relacionados com as obras de recuperação e restauração, incluindo zonas envolventes. 

Sem comentários: