segunda-feira, 20 de abril de 2009








Aos dezoito dias do mês de Abril de 2009, reuniu pelas 20h30m, o Plenário da GRANDE CONFRARIA DE GASTRÓNOMOS E ENÓFILOS DE ALCOBAÇA, na sua sede social, sita no CHALETT DA FONTE NOVA-Alcobaça, com a seguinte

Ordem de Trabalhos:

-1)-Sessão de Boas Vindas e admissão de novos Confrades;
-2)-Jantar de Trabalho, subordinado ao tema VINHO DO DOURO;
-3-Eleição no novo Confrade-Mor; e
-4)-Apreciação de quaisquer assuntos relevantes, para a Confraria.

Aberta a sessão, o Confrade-Mor, Fleming de Oliveira, verificou estarem presentes os seguintes Confrades:
-ALBANO MATOSO DE OLIVEIRA,
-FERNANDO FLEMING DE OLIVEIRA,
-FERNANDO MÁRIO REDONDO SILVA
-JOSÉ MANUEL BRAGA RILHÓ,
-LUIS NUNO GASPAR,
-MÁRIO BARREIRO, e
-PEDRO PRATAS FONSECA,
a quem saudou muito agradecido e calorosamente, especialmente pela prestimosa e desinteressada colaboração dispensada, até ao momento.

O Confrade-Mor, em seu nome e dos demais Confrades, apresentou cumprimentos aos futuros Confrades, a quem manifestou a honra e alegria de os ter doravante, neste tão selecto e distinto grupo.
Também desejou que os novos Confrades apreciassem este momento e futuros/próximos convívios e os maiores sucessos, nesta difícil missão, ao novo Confrade-Mor, a eleger na Assembleia.

Seguidamente o Confrade-Mor anunciou solenemente, que:
NOS TERMOS DOS ESTATUTOS E CONFORME OS PODERES QUE ME SÃO CONFERIDOS, VERIFICADO QUE ENTREGARAM TRÊS GARRAFAS DE BOM VINHO, DECLARO ADMITIDOS COMO CONFRADES DA GRANDE CONFRARIA DE GASTRÓNOMOS E ENÓFILOS DE ALCOBAÇA, EM PLENO PÉ DE IGUALDADE COM OS FUNDADORES, OS AMIGOS:
-Fernando Silva;
-João dos Santos Henriques;
-Joaquim Mendes Teixeira; e
-Paulo Jorge Pinto.

Os novos Confrades, declararam, muito emocionadamente, que:
SE SENTEM MUITO HONRADOS E AGRADECIDOS COM ESTA DISTINÇÃO E A OPORTUNIDADE DE FAZEREM PARTE DE UM GRUPO, TÃO SELECTO E DISTINTO, JURAM CUMPRIR FIEL, ACTIVA E SOBRIAMENTE, TODAS AS SUAS OBRIGAÇÕES ESTATUTÁRIAS E DEMAIS DE CARÁCTER SOCIAL, DE PARTICIPAR EM SESSÔES DE TRABALHO TEMÁTICAS (de acordo com as indicações do Enófilo e Confrade Mário Barreiro), DE PROMOVEREM OUTRAS DA SUA INICIATIVA EM ALCOBAÇA, NOUTRO PONTO DO PAÍS OU MESMO NO ESTRANGEIRO.

O Confrade-Mor, após ter confirmado a identidade e a indiscutível idoneidade dos novos Confrades/Amigos, que são do seu conhecimento pessoal, bem como de todos, coadjuvado pelos Confrades-Fundadores presentes, submeteu à votação por escrutínio de mão-no-ar a sua admissão, aprovada que foi imediatamente com entusiasmo, por Aclamação e Salva de Palmas, pelo que após ter erguido uma taça, os proclamou
definitivamente admitidos.

Encontrava-se também presente, como CONVIDADO e TESTEMUNHA deste acto, António Carvalho Rainho.

Seguidamente procedeu-se à Eleição, com votação de braço-no-ar do novo Confrade-Mor, tendo sido eleito, o Confrade José Manuel Rilhó, o qual depois de aceitar tomou posse imediatamente, com uma enorme salva de palmas e fortes abraços, após juramento, conferida pelo cessante.
O novo Confrade-Mor, com um copo na mão, manifestou surpresa pela eleição, e comprometeu-se a desempenhar com muita eficiência, embora de forma discricionária e inimpugnável, as suas funções nesta Confraria, que considera de alta importância e difíceis.
O novo Confrade-Mor, José Rilhó, propôs ainda que fosse admitido como membro de pleno direito da Confraria de Gastrónomos e Enófilos de Alcobaça, o Amigo, António Carvalho Rainho.
Tendo-se procedido de imediato à respectiva votação, de braço no ar e com copo na mão, foi este admitido por unanimidade e aclamação, tendo aceite o resultado e prestado imediatamente compromisso de honra por meio de juramente.

O Auto e Termo de Posse, de que se tirou apenas um exemplar, que fica devidamente arquivado na sede da Confraria, depois de lido em voz alta e explicado detalhadamente, por duas vezes, o seu conteúdo foi aprovado e assinado pelos presentes.






Sem comentários: