quarta-feira, 29 de abril de 2020

Fernando José Ferreira Fleming de Oliveira


   FERNANDO JOSÉ FERREIRA FLEMING DE OLIVEIRA, nasceu na freguesia de Cedofeita em 22.2.1945 em casa dos avós maternos e foi batizado em Miramar, tendo como padrinhos os avós maternos.
   Efetuou a instrução Primária no Colégio Almeida Garrett e o ensino Secundário no Liceu D. Manuel II e Colégio Brotero, todos eles no Porto.
   Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra em 15.11.1969, foi nomeado no ano seguinte Subdelegado do Procurador da República, junto do Tribunal Civil do Porto e como Delegado do Procurador em Vila Franca do Campo e Cinfães.
   Cumpriu o serviço militar na Guiné até 20.4.1974.
   Exerce advocacia em Alcobaça, onde vive desde 1974 sendo o decano dos advogados das comarcas de Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós.
   Foi eleito em listas do PSD, Substituto Legal/Vice-Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça (1976), Presidente da Assembleia Municipal de Alcobaça (1980), Deputado à Assembleia da República (1980) e Deputado Municipal (1984). Embora não tendo tido grande intervenção na revisão constitucional de 1982, foi com emoção que votou a extinção do Conselho da Revolução, pelo que se assume também como Deputado Constituinte.
   Foi mandatário das candidaturas presidenciais de Gen. Soares Carneiro e Prof. Freitas do Amaral.
   Em 2004 fez um ENCONTRO FO, na casa de Montes, no qual foi entronizado FO MOR, Mário A. Fleming de Oliveira.
   Proprietário de um Citroen B11 de 1948, coorganizou vários encontros da Automóveis Antigos, em Alcobaça em colaboração com o C.P.A.A., bem como a passagem do RAID Figueira da Foz -Lisboa.
   Foi fundador e autor dos estatutos de algumas entidades do Concelho de Alcobaça, seu advogado e cofundador do PSD (Leiria e Alcobaça).
   Jogou ténis e bridge de competição.
   Colabora regularmente em jornais e revistas, realiza palestras e conferências sobre temas históricos e faz crítica literária.
   Reformado da O.A. reparte o tempo entre a casa de Alcobaça e a de Montes.
   O Conselho Distrital de Coimbra da Ordem dos Advogados, por deliberação de 14 de outubro de 2011, concedeu-lhe o galardão de medalha comemorativa dos 35 anos pelo exercício da Advocacia. Tem efetuado pesquizas genealógicas.
   Editou os livros: LEVANTE-SE O RÉU; COCHERIL, W. BECFORD E A COZINHA DE ALCOBAÇA; RUMO À CIDADANIA (I); RUMO À CIDADANIA (II); NO TEMPO DE D. PEDRO, Dª. INÊS E    OUTROS; NO TEMPO DO MATA FRADES, VISCONDE DE SEABRA E OUTROS; NO TEMPO DE REIS, REPUBLICANOS & OUTROS, NO TEMPO DE SALAZAR, CAETANO E OUTROS; NO TEMPO DE SOARES, CUNHAL E OUTROS; NO TEMPO DE PESSOAS IMPORTANTES COMO NÓS; NO TEMPO DOS SUBMARINOS NAZIS NA COSTA PORTUGUESA; NO TEMPO DOS BÓERES EM PORTUGAL.
   É estudioso de assuntos relacionados com a história de região de Alcobaça.
   Fez parte do Coro dos Antigos Orfeonistas de Coimbra durante mais de 10 anos integrando o naipe dos baixos e com este grupo realizou digressões no Continente, Ilhas e Europa, em instâncias culturais e políticas em representação de Portugal, bem como deslocações ao Brasil, África do Sul, e Macau e gravou 2 discos.
   Em tempo de estudante universitário pertenceu ao Orfeão Académico de Coimbra, aonde ainda teve como regente Raposo Marques.
   Viveu em Miramar (em cuja casa além dos Pais, Irmãos, recorda a Carminda, governanta durante 50 anos) até se casar no Mosteiro de Alcobaça em 21.2.1970 com ANA MARIA SALGUEIRO PEREIRA DE MAGALHÃES, nascida em 26.9.1946, natural de Alcobaça, licenciada em Direito, professora de várias disciplinas do ensino secundário (reformada da ESDICA), filha única de Dr. Amílcar Pereira de Magalhães, conceituado advogado e político e de Ana Salgueiro Antunes de Magalhães. Entre os netos é conhecida por Minana, e como Avó extremosa nunca se recusa a apoiar os netos nas obrigações escolares e outras, ainda que em detrimento das suas.
   Criou uma receita de Licor de Ginja, que se consome com muito agrado na família e amigos. Em Novembro de 2019 cumpriu 50 anos de licenciatura em Direito e a 21 de fevereiro de 2020 os 50 anos de casamento.

Sem comentários: