sexta-feira, 22 de julho de 2022

Eduardo Rui Pereira Serafim - apontamento biográfico

 

Eduardo Rui Pereira Serafim nasceu em Alcobaça em 1951 e aí viveu até concluir o 2º ano do liceu. Emigrou, entretanto, para a Alemanha, tendo regressado a Portugal quatro anos mais tarde para prosseguir os estudos.

É licenciado em Estudos Clássicos e Portugueses pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde também completou uma pós-graduação em Crítica Textual.

No plano profissional, dedicou-se ao ensino, tendo sido professor de Português e Latim em escolas da região, nomeadamente em Alcobaça e São Martinho do Porto. Foi igualmente leitor de Português na Universidade de Rennes, em França (1989-1991). Ainda como docente, foi co-autor dos manuais escolares Entrelinhas 7 e Entrelinhas 8. No presente, encontra-se aposentado, consagrando algum tempo à investigação em literatura medieval. Neste âmbito, apresentou, em 2019, ao II Congresso Internacional dos Mosteiros Cistercienses a comunicação O marial do códice Alc. 149: materialidade e espiritualidade.

Colaborou na imprensa regional, com especial participação no periódico A Voz de Alcobaça. Actualmente, assina uma rubrica mensal sobre língua portuguesa no jornal Região de Cister.

Desde jovem que teve intervenção contra a ditadura de Salazar e Caetano. Depois do 25 de Abril, continuou a desenvolver acção política no quadro de organizações de esquerda.

A sua paixão pela música levou-o a tornar-se presidente da direcção da Banda de Alcobaça entre 1992 e 1998, mantendo-se ainda hoje ligado a esta colectividade como presidente da assembleia geral.

 

Sem comentários: