quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Saudades da Política


SE NÓS NÃO OS RESOLVERMOS, QUEM O FARÁ POR NÓS?
                                                                              Fleming de Oliveira

Há anos fiz alguma política que, aliás, não me deixou especiais saudades. Nunca tive também ilusões, que também nunca escondi, acerca do mérito dessa intervenção. Apesar disso tudo, continuo a gostar da política “pura e dura”, mas olho com alguma pouca paciência e menos disponibilidade, o modo como alguns dos políticos portugueses pretendem, por regra, justificar o seu comportamento, as suas decisões, os seus erros, encontrando sempre uma primeira resposta no tempo que os antecedeu, bem como, nos que também os antecederam.
Entendo que esta postura (deste ou outro qualquer poder), além de censurável em si nada nos interessa, e pressupõe o objetivo de escamotear a realidade, servindo-se de factos e situações, ainda que descontextualizadas, para “justificar a justificação”. A explicação de tudo isto parece-me óbvia, o poder por inépcia e teimosia, falhou nas opções assumidas e não encontra melhor argumento do que lançar poeira sobre o própria falhanço. Não vale a pena matar o mensageiro, embarcar em histerias, sejam elas positivas ou negativas, nem imputar nestes tempos revoltos à Senhora Merkel a origem dos males que nos atingem ou argumentar que ela é um deus prepotente, egoísta e infalível que nos leva para o abismo.
Que ela é poderosa e importante não há dúvida e apesar disso ou por via disso a teremos de aceitar, não valendo a pena atirar pedras ou vociferar palavras em manifestações que, porventura nos aquecendo momentaneamente a alma, não têm resultados úteis, nem positivos.
Espero que fique demonstrado que o principal da política governamental não terá sido tanto corrigir as contas públicas ou a trajetória do défice, mas eliminar “refundar”, rápida e a contento (?) alguns supostos, mas instáveis e falsos, equilíbrios em que assentava a democracia portuguesa e acarretaram o deflagrar da crise em que nos encontramos. 
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

Sem comentários: