sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Apresentação em Peniche do livro "No tempo dos Boéres em Portugal"- publicação no jornal região oeste

JRO – Jornal Região Oeste
FORTALEZA DE PENICHE RECEBE APRESENTAÇÃO DE LIVRO SOBRE A PRESENÇA DOS "BOÉRES" EM TERRITÓRIO NACIONAL
No próximo sábado, dia 7 de dezembro, pelas 16h, o Museu Nacional Resistência e Liberdade, na Fortaleza de Peniche, irá acolher a Apresentação do livro "No tempo dos Bóeres em Portugal, da autoria de Fleming de Oliveira. Esta sessão contará com a organização do Município de Peniche e da Direção-Geral do Património Cultural e a apresentação da obra ficará a cargo do editor Carlos Fernandes.
Neste livro, editado pela Hora de Ler, é descrita a passagem por Portugal, entre 1901 e 1902, de um contingente de refugiados bóeres, resultantes da 2.ª Guerra Anglo-Bóer (1899-1902) que à época decorria na região do Transval, na África do Sul. Durante este período a então vila de Peniche acolheu 368 bóeres que ficaram internados na Fortaleza, e noutros locais da povoação. Os refugiados bóeres estavam autorizados a andar livremente pela península e, em algumas ocasiões especiais, podiam deslocar-se ao exterior. Os tempos livres eram ocupados com caminhadas, eventos desportivos, associações de debate e troca de correspondência. Alguns bóeres trabalharam na construção civil e agricultura.
O autor, Fernando José Ferreira Fleming de Oliveira, nasceu no Porto, em 22 de fevereiro de 1945. A 15 de novembro de 1969, licenciou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Foi Delegado do Procurador da República em várias comarcas. Vive e trabalha em Alcobaça como advogado, desde 1974. Foi eleito, em listas do PSD, substituto legal/ vice-presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, assim como presidente da Assembleia Municipal, deputado à Assembleia da República e deputado municipal. Colabora regularmente em jornais e revistas, realiza palestras e conferências sobre temas históricos e faz crítica literária.

Sem comentários: