quarta-feira, 25 de maio de 2022

Um alcobacense, bispo de Santarém - José Augusto Traquina Maria

 

Bispo José Augusto Traquina Maria,

nasceu a 21 de janeiro de 1954 em Évora de Alcobaça, lugar de Areeiro.

Na infância, frequentou o ensino no lugar de Areeiro, até aos 11 anos, idade em que se iniciou como empregado de comércio em Alcobaça, na firma Raimundo Ferreira Daniel, Lda. Enquanto trabalhador desta empresa, onde permaneceu até aos 17 anos, José Augusto iniciou, aos 14 anos de idade o Curso Comercial, na Escola Técnica de Alcobaça, concluindo-o seis anos mais tarde. Ainda com 18 anos de idade foi funcionário do estabelecimento comercial de Firmo Alberto Trindade, Lda, também em Alcobaça.

Em janeiro de 1975, foi chamado a cumprir serviço militar, no RI7/Leiria, e depois na Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, onde foi Furriel Miliciano da Polícia do Exército. Em outubro de 1976 ingressou no Seminário de São Paulo em Almada, frequentando o Externato Frei Luís de Sousa, para concluir o Ensino Secundário e em outubro de 1980 a Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, onde fez a Licenciatura em Teologia. Posteriormente completou a frequência do Mestrado em Teologia Pastoral.

Ordenado presbítero em 30 de junho de 1985, pelo Cardeal-Patriarca D. António Ribeiro, José Traquina celebrou Missa Nova em Évora de Alcobaça a 14 de julho do mesmo ano. Foi formador no Seminário de Almada, durante sete anos, sendo depois, nomeado pároco de Bombarral em 1992. Em outubro de 2007 tomou posse como pároco de Nossa Senhora do Amparo de Benfica/Lisboa. A 17 de abril de 2014 foi nomeado Bispo titular de Lugura (diocese extinta no norte de África) e Auxiliar de Lisboa e a A 1 de junho de 2014 ordenado Bispo no Mosteiro dos Jerónimos sendo bispos ordenantes o Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, D. António Francisco dos Santos (Bispo do Porto) e D. Manuel Felício (Bispo da Guarda).

No brasão episcopal, D. José Augusto Traquina Maria tem como lema a citação bíblica de São Paulo Alegrai-vos sempre no Senhor.

Desde a ordenação episcopal D. José Traquina exerceu a sua missão como Bispo Auxiliar de Lisboa acompanhando a zona pastoral do Oeste. Foi nomeado 3.º Bispo de Santarém pelo Papa Francisco a 7 de Outubro de 2017,após a resignação por limite de idade de D. Manuel Pelino, que na mesma data passou a Bispo Emérito e, até à tomada de posse do novo Bispo, Administrador Apostólico da Diocese.

D. José Traquina tomou posse como Bispo Diocesano a 25 de Novembro de 2017 na Sé Catedral de Santarém, perante o Núncio Apostólico, D. Rino Passigato, o Bispo Emérito D. Manuel Pelino, o clero da Diocese e diversas autoridades e muitos alcobacenses.

Mantem contactos e relações muito estreitos com a terra que o viu nascer, bem como com a região de Alcobaça.

 


Sem comentários: