quarta-feira, 2 de abril de 2014

DOIS SAPATEIROS ANTIGOS



 

DOIS SAPATEIROS ANTIGOS

Fleming de Oliveira

De entre coisas que pertencem às memórias de infância de Manuel João, da Vestiaria, ficaram-lhe as tardes que passou na oficina de Chico Sapateiro. Não, não era este o seu nome de batismo. Sapateiro, como era conhecido, vinha tão só de ser sapateiro, embora nas horas vagas, fosse agricultor.
Era naquele mundo de sapatos à espera de nova alma, de colas de aromas estranhos, martelos, torqueses, sovelas e ferramentas, que nunca percebeu bem o que eram ou para que serviam, entre pregos de variados tamanhos, atacadores, que Manuel João passava algumas das suas tardes, sem escola.
Entre os hábitos de Chico Sapateiro, Manuel João recorda alguns que lhe pareceram estranhos, o de pentear o cabelo ralo com água, sabão e um pente a que faltavam alguns dentes, e o benzer-se, com uma pequena vénia, diante de uma imagem que dizia ser a de S. Sebastião, padroeiro dos sapateiros, situada numa prateleira, cheia de tralha.

O tempo passou, com ele a infância, a adolescência e depois a juventude, até que chegou o tempo de adulto de Manuel João, que acabou por fazer a vida em Lisboa, até regressar, reformado, a Vestiaria. A Chico Sapateiro perdeu o rumo, ou do que lhe tinha sucedido, embora saiba que faleceu há bastantes anos, sem deixar sucessores no seu mister.

Por sua vez, Ti’ António Sousinha, conserva os segredos do ofício de sapateiro.
As formas, suspensas na parede por pregos, reportam-se uma atividade, também suspensa. A arte que herdou do pai, e que lhe garantiu o sustento durante anos, conhece agora tempos difíceis, insuperáveis. Ainda assim, este sapateiro ao abrir a porta da sua pequena oficina, onde quase já só vende sapatos de S. João da Madeira ou da Benedita, a par das suas memórias, lembra as encomendas que se sucediam, os dias cheios de serviço e o processo manual de fabrico de um par de sapatos ou botas que lhe tomavam um dia inteiro. Hoje, a produção nas fábricas de calçado, satisfaz a procura, e faz perigar, se não extinguir, este ofício de raros mestres e já sem aprendizes.
NOTA-cfr. o nosso, NO TEMPO DE SALAZAR, CAETANO E OUTROS




Sem comentários: