terça-feira, 15 de outubro de 2019

EFEITO ESTUFA


EFEITO ESTUFA

FLeming de OLiveira

1)-Salvar o planeta?
Sim, hoje em dia todo o mundo diz que sim e creio que o quere. Mas se falar é uma coisa, fazer é outra. Medidas que sejam tomadas para combater a poluição, sem a ajuda da população, que é o fator mais importante, ficam muito aquém do efeito útil e pretendido. Num mundo onde as pessoas escolhem liminarmente o desenvolvimento, e o progresso a curto prazo, a situação fica cada vez mais difícil. Entre fechar uma fábrica para ajudar a natureza ou mante-la para conseguir mais poder e empregos, prefere-se em geral continuar com a indústria, mesmo que poluente.
2)-Perante isto, já ouvi falar no “novo tabaco”. As mortes atribuídas pela má qualidade do ar nos últimos anos ultrapassaram as dos fumadores. Se o mundo está a virar as costas ao tabaco, deve fazer o mesmo com o ar tóxico que se respira.
As fontes poluentes são inúmeras, a queima de combustíveis fósseis para produção de eletricidade, uso nos transportes, na indústria e nos aglomerados domésticos; a utilização de solventes nas indústrias, especialmente a química e a extrativa; a agricultura e o tratamento de resíduos. Mas há outras causas, fora da ação humana, que também contribuem, como as erupções vulcânicas, as poeiras transportadas pelo vento, a água do mar vaporizada e as emissões de compostos orgânicos das plantas.
3)-Estamos condenados a respirar um ar de fraquíssima qualidade? Não, se o pequeno esforço que tem sido feito nos últimos anos, for prosseguido e aumentar. Na Europa, entre 2002 e 2017, observou-se uma tendência de aumento do número de dias em que o índice de qualidade do ar foi classificado como “Muito Bom”, ou “Bom”.
Mudanças climáticas, tal como decorre da expressão, correspondem  a mudanças no clima que estão a ocorrer por todo o planeta e que apresentam efeitos, tão visíveis, quanto a extinção de espécies, derretimento de glaciares e calotes polares ou o aumento do nível do mar.
aquecimento global, é a intensificação do efeito estufa, fenómeno em si natural e importante, que permite que o planeta fique e se mantenha aquecido adequadamente. O efeito estufa acontece, por na atmosfera existirem gases que garantem que parte do calor que chega ao planeta fique retido. O aumento desses gases acarreta uma maior retenção de calor e, portanto, o aumento da temperatura. Quando se fala em aquecimento global, associa-se a um aumento anormal da temperatura média do planeta. Para se ter uma ideia, a temperatura média global de superfície do planeta aumentou, aproximadamente, 0,74º. C. nos últimos 100 anos, e pesquisas indicam que esse aumento está diretamente relacionado com a ação do homem, que, ao longo dos anos, aumentou as emissões desses gases de efeito estufa.
Segundo o Greenpeace, a emissão de gases de efeito estufa, aumentou ao longo dos últimos 10 anos mais rapidamente que o período entre 1970 a 2000, o que significa que o descontrolo dessas emissões, dará lugar a consequências devastadoras. Preocupados com as mudanças no clima governantes e instituições traçam planos e indicam metas…Mas…
De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), órgão da ONU que tem como função fazer avaliação de informações sobre as alterações climáticas, se medidas urgentes não forem tomadas para estabilizar as emissões dos gases até 2100, o aumento da temperatura global excederá 2º. C. dos níveis pré-industriais (Sec. XVIII), o que poderá ser catastrófico.
Segundo relatórios do mesmo IPCC, países como o Brasil poderão sofrer sucessivas e cada vez maiores inundações e outras devastações, graças à proliferação de tempestades e períodos de estiagem longa, com deslizamento de terras e aumento das enchentes. As zonas costeiras, correm risco com o aumento do nível do mar, graças ao degelo decorrente da elevação da temperatura média do planeta. As áreas secas sofrerão, ainda mais, com a falta generalizada de água. A água potável, já escassa em algumas regiões, poderá ser mesmo motivo de disputas políticas, quem sabe guerras.
Perante este quadro, é fácil perceber que mais espécies de plantas e animais entrarão em extinção e produção de alimentos poderá sofrer queda, pois a mudança climática afeta diretamente o cultivo de certas espécies.
saúde humana, a questão mais relevante, e as condições de vida, podem ser afetadas gravemente com as alterações climáticas. A insolação, alergias, doenças transmitidas por mosquitos, desnutrição e fome serão intensificados com o aumento da temperatura global.
4)-Segundo o IPCC, ainda que a emissão de gases do efeito estufa diminua, a Terra continuará a sofrer danos residuais irrecuperáveis e terá que aprender a lidar com o aumento gradual da temperatura.
Apesar de serem irrecuperáveis alguns danos apontados, a diminuição da emissão de gases com efeito estufa é absolutamente necessária para que a intensidade daqueles seja contida e depois diminuída. E então voltamos a falar em ações sustentadas de defesa do planeta !!!

Sem comentários: