sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

-EURICO ARAÚJO, POLÍTICO, POETA E… REPUBLICANO DE ALCOBAÇA (I RePÚBLICA)-


-
EURICO ARAÚJO, POLÍTICO, POETA E… REPUBLICANO DE ALCOBAÇA (I RePÚBLICA)-

Fleming de Oliveira
Por alturas do terceiro quartel do século XIX, Augusto Pereira d’Araújo Rosa, oficial de diligências, natural do Porto, conhecido por milhafre, foi colocado no Tribunal de Alcobaça como oficial de justiça.
Ao fim de algum tempo, estabeleceu-se também como alfaiate. Pessoa de ideais republicanos levou a família a partilhar deles, nomeadamente o seu filho mais velho Eurico (nascido em Alcobaça, a 23 de Outubro de 1880, registado a 10 de Abril de 1881 e batizado a 12 seguinte, teve como padrinho o solicitador encartado António Caetano Villa Nova). Além deste, teve ainda mais 3 filhos, Ernesto que viria a dirigir os armazéns da Fábrica de Fiação e Tecidos à Fervença e seria o Comandante do seu corpo privativo de Bombeiros, António, comerciante de máquinas de costura e ourives e, Maria da Conceição, doméstica. Pessoa arrojada, de confiança do Juiz do Tribunal de Alcobaça, mesmo pouco antes de se reformar por limite de idade, ainda era encarregado de no comboio acompanhar a Lisboa perigosos presos (embora com a colaboração de uma força do Quartel), para cumprirem penas de prisão em estabelecimento de segurança ou degredo.
Eurico Pereira de Araújo Rosa/E.A., em estudante, começou a destacar-se através da participação em círculos político-republicanos de Alcobaça, bem como pela escrita em o Semana Alcobacense, onde redigia editoriais, artigos e os versos Remoques, sob o pseudónimo de X, ao lado de Pereira Zagallo, Afonso Ferreira, Raúl Proença ou Bernardo Villa-Nova, o que lhe era facilitado por também ser tipógrafo, circunstância que lhe permitia compor os textos que redigia.
A causa pública esteva à frente de quaisquer outros interesses mesmo republicanos. Não admira pois que, em 1914, tenha sido eleito Presidente da Comissão Executiva Câmara de Alcobaça, cargo que ocupou até 1917, sem pretender a recondução, suportando discreta e estoicamente, mesmo com prejuízo da vida familiar (por alturas do sidonismo teve de se refugiar na Alisseira, localidade perto de Alcobaça onde tinha uma propriedade), um período extremamente difícil da vida do País e da Autarquia, já que eram manifestas a penúria, as carências e a pobreza.
A Monarquia Constitucional,  tinha consagrado a separação de poderes, levando à distinção entre as funções administrativa e judicial. A nível local, a função judicial era exercida por tribunais e juízos, totalmente separados das Câmaras Municipais. Em termos administrativos, a reforma de Mouzinho da Silveira, introduziu em cada Município, a figura do Provedor de Concelho, substituindo o Juiz de Fora, como magistrado administrativo. Só que, ao invés do Juiz de Fora, o Provedor do Concelho não acumulava a Presidência da Câmara com as funções de representante da Coroa. O Presidente da Câmara, órgão representativo municipal, passou a ser eleito entre os vereadores. A separação entre a magistratura administrativa e a câmara municipal continuou com a substituição da figura do Provedor pela do Administrador de Concelho. O Presidente da Câmara era o chefe do executivo municipal. Com a implantação da República, nos termos da Lei 88, de 7 de Agosto de 1913, as Câmaras Municipais vieram a ter dois órgãos, sendo um executivo a Comissão Executiva da Câmara Municipal e outro deliberativo, o Senado municipal. O Administrador do Concelho manteve-se como o magistrado administrativo concelhio. A chefia do executivo municipal passou a ser desempenhada pelo Presidente da Comissão Executiva da Câmara Municipal, como foi o caso de Eurico Araújo. Os autores e os textos consultados nem sempre são muito rigorosos nesta distinção o que por isso pode acarretar alguns erros.
Há muito a população da Vila de Alcobaça reclamava, sem resultado, no sentido de se proceder ao alargamento da Ponte da Olaria, sobre o Rio Alcoa (esta não é a Olaria de Alcobaça, fundada em 1927, que encerrou na década de 1980), obra que a Câmara Municipal não tinha capacidade para efetuar por si. Assim, foi recebido na sede do Município em 8 de Abril de 1914, com agrado, júbilo mesmo, um telegrama do Deputado Afonso Ferreira, comunicando a concessão de uma verba de 2.100$00 destinada a essa premente finalidade. Por outro lado, o diretor das obras públicas do Distrito de Leiria Charters de Azevedo, escreveu nesse mesmo dia a Manuel Vieira Natividade e a Alfredo Jacobetty, membro da Câmara Regional Agrícola, dando-lhes conhecimento da excelente notícia. A Câmara não perdeu tempo, graças ao empenhamento pessoal de Eurico Araújo e, em Junho, deu início às obras que iriam melhorar o aspeto estético do local e a fluidez do trânsito.
Foi com Eurico Araújo que a Câmara Municipal deliberou tratar da obtenção gratuita da Igreja Nova, aliás em bastante mau estado e sem utilidade, a fim de ali ser feita a instalação do Museu e Biblioteca municipais e que depois veio a ser demolida. Também foi deliberado que, caso não seja possível a obtenção gratuita, a Câmara poderá considerar o pagamento de uma renda de valor módico que seja arbitrado e que não ponha em causa obra tão meritória.
Cessado o mandato de Presidente da Câmara, Eurico Araújo continuou ligado ao Município, pelas funções de Chefe da Secretaria, mesmo no tempo do Estado Novo, sem que isso implicasse simpatia com este.
Araújo, foi agraciado a 28 de Junho de 1919, pelo Governo da República, como Oficial da Ordem Militar de Santiago da Espada, tendo sido o Presidente da República António José de Almeida, quem, em Alcobaça, lhe impôs a condecoração.
António José de Almeida, como já se salientou, era muito estimado e considerado no meio republicano de Alcobaça, que não esquecia a deferência ao convidar Raposo de Magalhães para Governador Civil de Leiria. Com a tomada do poder pelo PRP/Partido Republicano Português, António José de Almeida assumiu a pasta do Ministério do Interior no Governo Provisório, aproveitando para concretizar um conjunto de reformas na educação e universidades. A conversão daquele que era tido como um agitador revolucionário, num estabilizador da ordem burguesa, foi bem aceite pelos republicanos de Alcobaça, embora mal recebida por outros, que da incredulidade e desilusão iniciais passaram a manifestar-lhe uma forte animosidade.
O facto de não ter sido possível consultar o processo de agraciamento de Eurico Araújo, que se extraviou de acordo com informação da Secretaria-Geral da Presidência da República, veda  conhecer as razões específicas que estiveram na origem desta condecoração. Por se tratar de uma Ordem que permanece semelhante nos seus objetivos e pressupostos desde que foi reformada por Alvará de 31 de Outubro de 1862, é de admitir que os méritos considerados do (ainda jovem) Eurico Araújo, tenham sido literários ou artísticos, embora também político-partidários, tendo em conta que Sidónio Pais, de quem foi opositor, já não era Presidente da República. Sabe-se que o agraciado foi músico, escritor/dramaturgo, poeta, jornalista, e ator de teatro, pioneiro na utilização de pratos decorativos em faiança de Alcobaça, com rimas fáceis de sua autoria, embora não assinadas, as quais passam por ser de poesia popular. Nos tempos livres, pertenceu ao Grupo Dramático Villa Nova, foi fundador e executante na Banda de Alcobaça, com ela saindo em todas as atuações que nunca perdia, autor da letra do Hino do Rancho do Alcoa, bem como de peças de teatro amador, representadas no Teatro Alcobacense, nas quais também assumiu o papel de ator.
Por Alvará de 26 de Abril de 1919, Alcobaça foi condecorada por António José de Almeida com o grau de Cavaleiro da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor Lealdade e Mérito, em reconhecimento pela participação do seu quartel, em Janeiro de 1919, no Movimento, aliás frustrado, de Santarém, na defesa da República, que se supunha em risco. Este processo de condecoração também se extraviou.
Até falecer, a 27 de Agosto de 1948, E.A./Eurico Araújo não se preocupou especialmente com protagonismos ou honras, pelo menos ao que refere a família. Hoje em dia, está algo esquecido, salvo pelo neto, que muito preza a sua memória, embora não se tenham chegado a conhecer.
O Juiz Dr. Silvino Villa Nova, sobre E.A./Eurico Araújo escreveu a 31 de Agosto de 1986, no semanário O Voz de Alcobaça, na seção Figuras Ilustres do Concelho de Alcobaça, tal como Artur Faria Borda, no mesmo jornal em 30 de Setembro de 1986.
O soneto Alcobaça da autoria de E.A./Eurico Araújo, que se transcreve, eivado de salutar bairrismo, foi publicado em Alcobaça Monumental, Histórica e Turística, coletânea organizada por Fernando António Alves (ano dos centenários):
Tomai do céu, que a terra inteira cobre,
O azul mais doce que ela patenteia;
Do sol, que o mundo alegra e o incendeia,
Tomai o ar mais quente e a luz mais nobre.

Das seduções sem par que a lua sobre
A humanidade, pródiga, semeia,
Tomai aqueles em que a vossa ideia
Um feitiço maior, talvez descobre.

Campos como nenhuns, onde a fartura
Tranquilamente se nos mostra e passa,
Nos tons aos mil da mais louça verdura;

Frutos, gorjeios, flores, toda a graça
Tomai do céu e terra… E porventura,
Achado assim, não temos Alcobaça?

 João Henrique, caraterizou, bem, a sua personalidade:
Sob o modesto X com que me oculto,
Numa qualquer semana podem ver
Como eu redijo bem e sei fazer
Crítica vigorosa e sem insulto.

É a alma que ilumina este meu vulto
Dum poeta fulgurante, e sabe ser
Tenaz na luta e forte em defender
A causa do Direito – a do meu culto.

Para cargos honrosos sou chamado,
Exercendo-os com rara competência,
Como dou muitas provas no Senado;

E, contudo, eu cá vou continuando,
Sem tolas pretensões de sapiência,
Vaidades deste mundo desprezando.




1 comentário:

Skye disse...

Eu estou tentando descobrir quem eram os filhos de Eurico? Meu avô gret, irmã de Antonio Miguel Oliveira, Maria Christina era casada com Eurico. Estamos tentando localizar seus filhos e depois seus filhos. Estamos vivitando Portugal no final de outubro e gostaríamos de conhecer nossa família há muito perdida. admin@ihtsa.com. Tanya