quarta-feira, 5 de abril de 2017

-A NOVA TOPONÍMIA (REPUBLICANA) EM ALCOBAÇA

Resultado de imagem para toponímica

Na sessão da Câmara Municipal, realizada a 8 de outubro de 1910, José Magalhães propôs o nome de Praça da República para a Praça Príncipe D. Carlos, tendo o mesmo em 19 de outubro, proposto que se passassem a denominar a Rua da Rainha/Rua Miguel Bombarda, Rua Nova de S. Bernardo/Rua Cândido Reis, Rua Francisco Ferrer/Rua do Castelo e Largo do Progresso/Largo Cinco de outubro.
A Câmara Municipal em 20 de outubro seguinte, deliberou alterar a denominação de Travessa da Botica e da Rainha, para Travessa Miguel Bombarda.
Na sessão de 3 de julho de 1912, foi deliberado que à Rua Grande, fosse dado o nome da Rua Costa Veiga e à da Olaria (não se trata da Olaria de Alcobaça que ainda não existia, mas sim de uma cerâmica que ali terá existido já no século XVIII), o nome de Silvério Raposo, perpetuando-se assim a memória daqueles cidadãos a quem o Município e o povo do Concelho são devedores deste preito de homenagem como bons alcobacenses, tendo o primeiro pela sua filantropia contribuído com avultadas quantias para o novo Hospital e com pensões permanentes a favor dos pobres e o segundo pelos serviços prestados na gerência do Município.
Em 9 de janeiro de 1914, por iniciativa do vereador João Antunes Pedro, foi deliberado que a Avenida de Leiria, passasse a denominar-se Maria e Oliveira e a Rua Fernão de Magalhães/Rua de Leiria, sendo o nome de Fernão de Magalhães atribuído à Rua situada ao lado da cerca do Hospital da Misericórdia.
Na Sessão de 7 de junho de 1915, foi ainda decidido conferir o nome de 14 de maio à Travessa da Cadeia. A título de curiosidade refira-se que antes da cadeia ser instalada no Mosteiro, após a extinção das Ordens Religiosas, existiu naquela zona a cadeia civil. Hoje em dia, denomina-se Rua Dom Maur Cocheril.
Na sessão de 6 de dezembro desse ano, por proposta dos vereadores José Sanches Furtado e António Henriques Primo, foi resolvido alterar o nome de Rua França Borges para Rua da Conceição.  
Estas homenagens eram em geral póstumas, embora em Alcobaça, ainda em vida, tivessem tido os seus nomes a designar ruas, o Príncipe D. Carlos, João de Deus, Serpa Pinto, Conselheiro Ferreira da Cunha, Conselheiro João Franco, Mouzinho de Albuquerque, David Manuel da Fonseca e Francisco Zagallo.

Sem comentários: