segunda-feira, 6 de junho de 2022

AMÍLCAR COELHO - Apontamento Biográfico

 

AMÍLCAR COELHO

Apontamento Biográfico

 

José Amílcar de Carvalho Coelho, que usa abreviadamente Amílcar Coelho, nasceu em 1953 em Cumeira de Baixo, a escassos quilómetros de Alcobaça.

Começou a vida profissional como operário de cerâmica (pintor), em meados dos anos de 1960.

Fez grande parte dos estudos no ensino noturno, concluiu o curso de Filosofia na Universidade de Coimbra, em 1980 com uma tese sobre o pensador português Luís António de Verney (orientada por Miguel Pereira Baptista), o mestrado (uma tese sobre o pensador português António Sérgio, orientada por Joel Serrão, com arguência de Eduardo Lourenço) e o doutoramento (uma tese sobre os valores da pessoa humana e os horizontes da cidadania, orientada por Cassiano Reimão, com arguência de Viriato Soromenho Marques), na Universidade Nova de Lisboa, respetivamente em 1985 e 2005. Foi professor da Faculdade de Ciências nos anos 80, da Escola Secundária D. Inês de Castro nos anos de 1990 e do ISET (Lisboa e Porto) no final dos anos de 1990 e parte da primeira década do século XXI, tendo voltado a Alcobaça em 2009, onde foi professor e diretor do Centro de Formação da Associação e de Escolas da Nazaré e Alcobaça, de onde saiu, em 2012, para assumir o lugar de Presidente e Secretário Executivo da UGT de Leiria.

Nos anos de 1990 exerceu funções autárquicas como Presidente da Assembleia Municipal de Alcobaça e chegou a ser eleito vereador, lugar de que abdicou.

Neste período, liderou um projeto de jornalismo regional, no qual participaram destacadas figuras do meio empresarial, político e educacional de Alcobaça e Nazaré.

Adepto de uma filosofia da espiritualidade, inscrita na matriz crítica que vai de Kant e de Nietzsche, a Heidegger e Foucault, J. Amílcar Coelho publicou trabalhos, entre os quais se destacam livros consagrados à investigação de temas como a teoria das controvérsias, a filosofia do espaço, a educação, a cidadania e a política. Alguns dos trabalhos foram publicados no estrangeiro, nomeadamente em Espanha e Brasil.

Amílcar Coelho, atribui especial significado aos anos de juventude, nos quais foi operário, pintor de louça e estudante do ensino noturno.

Aos 20 anos de idade, na Escola Prática de Cavalaria (Santarém), conheceu o Capitão Salgueiro Maia, de quem foi amigo, tendo com ele saído para Lisboa, na madrugada do 25 de Abril.

É autor de inúmeras publicações em revistas e jornais, nacionais e estrangeiros, bem como de livros.




Sem comentários: