sexta-feira, 3 de junho de 2022

Joaquim M. Pereira - APONTAMENTO Biográfico

 

Joaquim M. Pereira

APONTAMENTO Biográfico


Joaquim Maurício Pereira, nasceu a 2 de março de 1943, no lugar de Pedreira/Fátima, no seio de uma família modesta, tendo aí feito a Instrução Primária.

No dia 26 de junho de 1956, ingressou no colégio pertencente à Congregação dos Irmãos Maristas, nos Pousos/Leiria, tendo feito exame de admissão no Liceu de Leiria, para prosseguir estudos.

Depois rumou a Itália e após um regresso a Leiria foi reenviado para trabalhar, como professor, com base nos estudos feitos em Itália e Leiria, numa das casas que a mesma Congregação tinha aí, para a formação de professores primários, em Moçambique, depois Angola, onde lecionou num Colégio pertença da mesma Congregação Marista.

Como os estudos feitos em Itália não eram totalmente reconhecidos em Portugal, viu-se obrigado a tirar um Curso em Portugal tendo então ingressado na Escola do Magistério de Leiria.

Quando terminou este Curso, foi mais uma vez enviado para Angola.

Decorria o ano de 1971 e preparou-se para fundar uma Escola de Professores de Posto, o equivalente às Escolas do Magistério Primário na Metrópole. Já com a Escola a funcionar em pleno, foi encaminhado para outras paragens, a cidade de Luanda. A Congregação tinha e ainda hoje tem, um grande Colégio, que  ministrava ensino, desde a pré-primária ao fim do secundário.

Com o eclodir do 25 de abril de 1974, e os seus superiores acharam, por bem, que regressasse às origens.

O dia 15 de agosto de 1977 foi o último dia em que esteve diretamente ligado aos Maristas, indo a partir daí trabalhar para a Escola Primária de Valadares, como professor do Ensino Oficial ficando 2 anos, ao fim dos quais foi colocado, na Escola de Santa Marinha, durante pouco mais de um mês, pois uma colega de Valadares, fora colocada em Setúbal e sabendo do seu interesse em vir para a zona de Alcobaça, propôs-lhe que permutasse com ela. Ela foi para Santa Marinha e  Maurício Pereira para Setúbal, aliás por pouco tempo, pois em janeiro de 1981, foi requisitado para trabalhar para a Direção Geral do Pessoal Docente,  em Lisboa. Neste Departamento, manteve-se até ao final do ano letivo de 1981/1982, por ter sido colocado como professor efetivo, na Escola Primária de Turquel.

Até à reforma, que ocorreu em 1998, manteve-se entre Turquel e Benedita. Com a vida mais estabilizada, participou na criação do Jornal da Benedita, de que foi fundadora e diretora a esposa Maria Trindade da Silva Ferreira Pereira, tendo este passado a chamar-se Pórtico.

Em meados de 2005, foi convidado para sócio fundador e colaborador da Universidade Sénior da Benedita, onde lecionou algumas disciplinas e membro da Direção.

Sem comentários: