sexta-feira, 3 de junho de 2022

ANTÓNIO MADURO - Apontamento Biográfico

 

 

ANTÓNIO MADURO

Apontamento Biográfico

 

António Eduardo Veyrier Valério Maduro, é natural de Alcobaça, onde nasceu a 28 de fevereiro de 1959.

Iniciou-se no trabalho de campo com o etnólogo Eduíno Borges Garcia. Licenciou-se, no ano de 1983, em História, na Universidade de Coimbra, realizou uma pós-graduação na Universidade de Lisboa, em 1994, e, em 2000, o mestrado na Universidade Lusófona.

Em 2007, doutorou-se em Letras, na área de História, especialidade de História Contemporânea, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Para além da docência no ensino secundário (Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo), é professor do Instituto Universitário da Maia/ISMAI. Investigador entre 2007/2008, do GEHVID/FLUP (Grupo de Estudos da História da Viticultura Duriense e do Vinho do Porto) e colaborador desde 2008, no CHSC /FLUC (Centro de História da Sociedade e da Cultura). É investigador principal, a partir de 2009, do CETRAD/UTAD (Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento) e do CEDTUR/ISMAI (Centro de Estudos de Desenvolvimento Turístico).

Integrou direções da ADEPA/Associação para a Defesa e Valorização do Património Cultural da Região de Alcobaça e da AMA /Associação dos Amigos do Mosteiro de Alcobaça, sendo sócio da SPER /Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais, da APAI /Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial e pertence à Comissão Instaladora do Museu do Vinho de Alcobaça. A sua área de investigação debruça-se sobre várias temáticas, História Rural, Cister, Turismo e Património Industrial e Cultural.

Na qualidade de conferencista e membro de comissões organizativas e científicas tem participado regularmente em Congressos e Colóquios de âmbito nacional e internacional. Tem mais de uma dezena de livros publicados de que destaca Cister em Alcobaça. Território, Economia e Sociedade (séculos XVIII-XX). Publicou em dicionários, atas e obras coletivas, nomeadamente Os Cadernos de Estudos Leirienses, Presidentes entre o Público e o Privado, Os Presidentes do Parlamento PortuguêsWine and Tourism: A Strategic Segment for Sustainable Economic Development. Publicou, igualmente, em diversas revistas nacionais e internacionais, nomeadamente na História, na Biblos, na Revista de História da Sociedade e da Cultura, na Revista Portuguesa de História, na Douro, Vinho, História & Património, na Revista de Cultura do Instituto Cultural do Governo da Região Administrativa de Macau, na Rotur, e na Pasos.




Sem comentários: