segunda-feira, 6 de junho de 2022

Fleming de Oliveira - APONTAMENTO BIOGRÁFICO

 

Fleming de Oliveira

APONTAMENTO BIOGRÁFICO

 

FERNANDO JOSÉ FERREIRA FLEMING DE OLIVEIRA, nasceu no Porto em 22.2.1945, casou no Mosteiro de Alcobaça em 21.2.1970 com ANA MARIA SALGUEIRO PEREIRA DE MAGALHÃES FLEMING DE OLIVEIRA, nascida em Alcobaça em 26.9. 1946, licenciada em Direito, professora efetiva em várias áreas do ensino secundário até se reformar da ESDICA.

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra em 15.11.1969, foi nomeado no ano seguinte Subdelegado do Procurador da República, junto do Tribunal Civil do Porto e como Delegado do Procurador em Vila Franca do Campo e Cinfães.

Cumpriu o serviço militar na Guiné até 20.4.1974. Exerceu advocacia em Alcobaça, onde vive desde 1974.

Foi eleito em listas do PSD, Substituto Legal/Vice-Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Presidente da Assembleia Municipal de Alcobaça, Deputado à Assembleia da República e Deputado Municipal.

 Foi fundador (e autor dos estatutos) de algumas entidades do Concelho de Alcobaça, seu advogado e cofundador do PSD/Leiria e Alcobaça.

Colabora regularmente em jornais e revistas, realiza palestras e conferências sobre temas históricos e faz crítica literária.

Reformado da OA reparte o tempo entre as casas de Alcobaça e a de Montes.

Tem efetuado pesquizas genealógicas.

Publicou entre o mais

LEVANTE-SE O RÉU; DOM MAUR COCHERIL, W. BECFORD E A COZINHA DE ALCOBAÇA; RUMO À CIDADANIA (I); RUMO À CIDADANIA (II); NO TEMPO DE D. PEDRO, Dª. INÊS E OUTROS; NO TEMPO DO MATA FRADES, VISCONDE DE SEABRA E OUTROS; NO TEMPO DE REIS, REPUBLICANOS & OUTROS; NO TEMPO DE SALAZAR, CAETANO E OUTROS; NO TEMPO DE SOARES, CUNHAL E OUTROS; NO TEMPO DE PESSOAS IMPORTANTES COMO NÓS; NO TEMPO DOS SUBMARINOS NAZIS NA COSTA PORTUGUESA; NO TEMPO DOS BÓERES EM PORTUGAL; A ORQUETRA TÍPICA E CORAL DE ALCOBAÇA E O SEU TEMPO; HERÁLDICA, DO LIBERALISMO AOS NOSSOS DIAS PASSANDO POR ALCOBAÇA; ELES NÂO MORRERAM DESCALÇOS; TEMPOS MUITO CENSURADOS. A Inquisição. O Estado Novo




Sem comentários: