segunda-feira, 6 de junho de 2022

CARLOS FERNANDES - Apontamento biográfico

 

CARLOS FERNANDES

Apontamento biográfico


De seu nome completo Carlos Manuel Vieira Fernandes, é natural da freguesia de Cortes/Leiria, ali tendo nascido em 1956.

Fez os estudos básicos nas Cortes e os estudos secundários em Leiria

Cursou o Instituto Superior de Agronomia, da Universidade de Lisboa, onde concluiu a licenciatura em Engenheiro Agrónomo, na especialidade de Agropecuária, em 1990, com algumas interrupções prolongadas para o cumprimento do Serviço Militar e diversas atividades profissionais.

Jornalista desde os 16 anos, colaborou durante muitos anos nos semanários de Leiria “A Voz do Domingo”, “Região de Leiria”, “O Mensageiro”, “Jornal de Leiria” e “Notícias de Leiria”, não só na área da informação, mas também nas áreas da história, da etnologia, da literatura e da ciência

Foi cofundador do “Jornal das Cortes”, em 1987, e nele serviu até 2014, permanecendo como colaborador desde então.

Foi cofundador da CARTES – Associação de Autores das Cortes.

É autor de diversos livros e publicações, particularmente na área da história regional. Foi editor dos “Cadernos de Estudos Leirienses” até 2018. A partir de 2019 passou a editar os “Anais Leirienses – estudos & documentos” através da editora Hora de ler.

Integrou, em 1988, a Comissão Executiva da Comemoração do Centenário do Nascimento de José Marques da Cruz, promovida pela Câmara Municipal de Leiria, tendo preparado para o efeito um opúsculo alusivo com a biografia do escritor e uma análise crítica da sua obra.

Integrou a Comissão Organizadora da exposição “150 Anos de Imprensa Regional – D’O Leiriense à atualidade”, realizada no Arquivo Distrital de Leiria a partir de 26 de Outubro de 2004, numa iniciativa que teve o apoio da Escola Superior de Educação de Leiria.

Integrou a Comissão Organizadora da exposição “(Re)Conhecer Leiria – Memórias e Imagens do Século XX / Raul de Sousa *José Fabião”, realizada no museu da imagem em movimento, em Leiria, de 8 de Dezembro de 2012 a 15 de Junho de 2013.

É um dos organizadores dos Serões Literários das Cortes, tertúlia sem qualquer carácter institucional que se realiza mensalmente nas Cortes desde Maio de 1999 e na qual, para além da fruição de diversos textos literários, se discutem questões e posturas culturais.

Foi um dos organizadores, em 2 de Fevereiro de 2008, do I Colóquio “Miguel Torga em Leiria”, promovido pelo Jornal das Cortes e pela Delegação de Leiria do Inatel, na sequência do que foi assinado um protocolo com a Junta de Freguesia de Leiria para a instituição do “Dia de Miguel Torga em Leiria” que teve a sua primeira edição em 7 de Fevereiro de 2009, com a realização do II Colóquio “Miguel Torga em Leiria”. O “Dia de Miguel Torga em Leiria” viria a ser comemorado pela autarquia leiriense até 2013.

Em 22 de Maio de 1993 recebeu o Galardão do Município de Leiria pelo desenvolvimento de intensa actividade cultural na defesa dos interesses da região de Leiria. E em 22 de Maio de 2018 recebeu da Câmara Municipal de Leiria a Insígnia de 3.ª Classe (cobre) pelo seu contributo para a promoção da identidade da região de Leiria, bem como do trabalho desenvolvido pelos autores locais, resultado do seu desempenho como gestor editorial.

É gestor e proprietário da editora Hora de ler.




Sem comentários: