sexta-feira, 3 de junho de 2022

Piedade Neto, APONTAMENTO BIOGRÁFICO

 

Piedade Neto,

APONTAMENTO BIOGRÁFICO


De nome completo Maria da Piedade Oliveira Bento Ferreira Pereira Neto, nasceu a 17 de dezembro de 1953 na Vestiaria, onde viveu até aos 9 anos, tendo frequentado o Centro Paroquial e a Escola Primária.

Por motivos profissionais, os seus pais mudaram residência para a Fervença e lá concluiu a Escolaridade Básica. Prosseguindo os estudos na Escola Técnica de Alcobaça, decidiu tirar o curso de Professora na Escola do Magistério Primário, de Leiria. A carreira profissional desenvolveu-se na Maiorga, Valado de Frades, Alcobaça e Évora de Alcobaça, onde cumpriu o maior número de anos como Professora, o que implicou que esta terra se tornasse muito especial para si. Ensinou centenas de crianças e criou laços de profunda amizade com elas e famílias. Professora gira, transmitia uma lufada de ar fresco, na forma de se relacionar e tinha uma relação informal com os seus meninos, capacidade de comunicação, mas sabia delimitar os espaços.

Foi Diretora de Escola durante mais de duas décadas e membro do Conselho Consultivo de Ação Social Escolar, junto da Câmara Municipal. Em 1989 integrou o corpo de locutores da Rádio Cister, de Alcobaça. Sendo Professora, o início marcou-se por programas infantis. O gosto pela Rádio, adensou-se e nunca mais parou. Seguiu-se o programa Clave de Sol, cuja temática era a música clássica, os grandes compositores, épocas, biografia e a respetiva obra, o qual esteve em antena, uma hora por semana durante 10 anos. Seguiram-se rubricas e crónicas diárias como Meia de Almoço  e  Nosso tempo. Passou à área jornalística com notícias e entrevistas nos programas Mesa Redonda, Factos e Argumentos e, nos últimos anos o Publicamente. Tem milhares de horas aos microfones da Rádio Cister e nos seus programas, já entrevistou centenas de convidados de todas as áreas. Fez reportagens, programas ao vivo, entrevistas a candidatos políticos, debates e noites especiais. Apresentou espetáculos como desfiles de moda, eleições de misses, variedades, galas, noites de fados e sessões solenes. Foi membro de vários júris, apresentou livros de autores (muito concretamente os de Fleming de Oliveira) e exerceu cargos na Rádio Cister, Direção de programas, Assembleia Geral e Direção.

Da sua profissão de Professora encontra-se aposentada, mas não da Rádio





Sem comentários: