Ao tomarem a defesa
do absolutismo, os Monges de Alcobaça foram atingidos, pela queda de D. Miguel.
Aliás, já estavam condenados.
Com o século XVII e especial
incidência no que se segue, acentuara-se a decadência moral e religiosa das
Ordens, as quais faltou a reforma eficaz, e não obstante continuarem a alegar o
culto da virtude, da piedade ou mesmo assumir funções de benemerência social,
caminhavam inexoravelmente para o fim.
No dia 5 de Agosto de 1830, D. Miguel
empreendeu, uma visita de vários dias ao Oeste,
objetivando os Coutos de Alcobaça, lugar simbólico da aliança entre a Monarquia
e a Igreja. Não se conhece qual foi, propriamente, a razão desta visita, mas
não é de afastar que tenha tido interesse em conhecer a História do País e
aproveitar para fazer apologia da Causa.
Frei Fortunato de S. Boaventura, foi
personagem intelectualmente notável e, assumidamente, polémica. Combateu Junot e a I
Invasão Francesa com as armas mas, principalmente, com a pena. Cronista da
Ordem, aliás o último, concluiu a obra iniciada por Frei Manuel dos Santos, não se limitando à tarefa, erudita e paciente, de
recuperar os codices. Defensor do absolutismo, conservou-se silencioso durante
o Governo saído de 1820, mas logo que triunfou a reação em 1823, assumiu-se
como vigoroso polemista.
D. Miguel não deixou de compensar a fidelidade e, em 1829, Frei
Fortunato instalou-se em Lisboa. Com o Pe. José Agostinho de Macedo, formou
uma dupla temível no combate aos liberais. No entanto, era unânime a reputação
de Frei Fortunato como pessoa de vida morigerada, virtude pouco reconhecida no
Pe. J. Agostinho de Macedo. Em 1832, foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Évora,
mas as simpatias políticas vieram a estar na origem de irredutíveis conflitos
com o Cabido. O governo efetivo
na Arquidiocese de Évora, durou apenas dois anos, pois a marcha triunfal de
Terceira, do Algarve até Lisboa, obrigou-o a renunciar e a assumir o exílio em Roma, de onde não
voltou, vindo a falecer em 1844, sem direito a
epitáfio, reclamando-se, sempre, como o legítimo Arcebispo de Évora.
O guia de D. Miguel (Frei Fortunato de S. Boaventura), levou-o à Sala dos Túmulos, ao Claustro, à Sala do
Capítulo, ao Refeitório, aos Caldeiros de Aljubarrota, à Livraria e Cartório,
onde vio com curiosidade os
mano screptos e Biblias, que m.m. gostou de ver, e no quarto dos proibidos
mostrandolhe od. o P. e Mestre de Pavia, e dizendo lhe que era a nossa ruina e
que na Alemanha estavão proibidos também ca hade suceder o m.mo.
Frei Fortunato de S. Boaventura bem conhecia
o que havia na Livraria e Cartório, pois realizou o inventário Commentariorum de Alcobacensi Manuscriptorum
Bibliotheca Libri Tres. Para D. Miguel, Frei Fortunato, Abade
e outros, existiam na Livraria, sem que tal lhes suscitasse reservas ou
pruridos, livros interditos a bárbaros
sórdidos, os hunos de todo o sempre que se aquecem ao lume das fogueiras de
livros, a mãos profanas sobre os Livros Dourados e a ferros que poderia
arrombar o Caixão das Três Chaves (em Alcobaça era uma arca
coberta por uma capa de setim verde, munida de três fechaduras, na qual se encontravam
recolhidos livros e documentos, especialmente relevantes, não acessíveis a
todos. O Abade tinha uma chave, outra Frei Fortunato e a outra o monge mais
idoso da congregação. A arca só podia ser aberta estando presentes os três,
munidos das respetivas chaves).
Manuel Vieira Natividade, confirma
que ao lado esquerdo da
livraria, fazendo a frente para leste, existem uns quartos bastante espaçosos
que eram destinados a encerrar os livros proibidos (…).
Depois do jantar, o Abade de
Alcobaça, aproveitou para dizer ao Rei que os povos dos coutos, principalmente os de Aljubarrota, aproveitando-se da
rebelião que as Cortes causaram, tinham arruinado o Arco Memória, onde fez voto
o Sr. D. Afonso I, e que pedia a S.M. o mandasse reedificar. D.
Miguel concordou com a sugestão, propondo que no Arco se fizesse uma inscrição
que, doravante, o ligaria física e simbolicamente, a D. Afonso Henriques: El Rei D. Afonso I o mandou fazer e D. Miguel
I reedificar.
Afinal, que segredos terríveis eram
esses que os livros continham, só acessíveis a uns quantos monges velhinhos,
incorruptíveis, de maior confiança? Quais as escritas que podiam perturbar
muita gente e especialmente o Poder?
A comunidade de Alcobaça, nos
últimos anos do século XVIII, vivia com mais simplicidade do que,
frequentemente, se julga.
O acento tónico da sua
espiritualidade era, alegadamente, dado pelos textos tradicionais.
Na Biblioteca pontificavam as obras úteis à Lectio Divina, ou Leitura
Orante, à exegese escriturística e à formação litúrgica geral. A Igreja Católica sempre foi ciosa quanto à difusão de
ideias que alterassem os equilíbrios tradicionais, bem como os princípios,
supostamente, basilares e, como tal, imutáveis. O Index Librorum Prohibitorum que teve como objetivo inicial reagir
contra o avanço do Protestantismo,
encontrava-se sob a alçada da Inquisição, abrangia os livros ou obras que se opusessem a doutrina oficial. A censura foi, de
certo modo, uma constante da vida portuguesa. Não se sabe, quanto tempo a
cultura portuguesa pôde viver livre da implacável repressão de censores encartados, seus mandantes e sicários.
Ao longo dos tempos, difundiu-se a
ideia que, no seu conjunto, os Monges de Alcobaça, gordos e ociosos, eram
néscios e boçais, constituíam uma plêiade reacionária, vendo no progresso
social, científico, técnico ou filosófico, uma corrida em direção ao abismo.
Mas não será rigorosamente assim.
Refiram-se os exemplos dos autores da
Monarchia Lusitana. O Marquês de Fronteira confessa que, eu tinha ouvido desde a primeira infância,
que o espírito e o talento eram muito raros no famoso mosteiro da Ordem de
Cister.
No
desenvolvimento desta viagem, aparentemente muito bem sucedida, a Câmara Municipal
de Alcobaça reuniu a 9 de Novembro de 1831 em Sessão Extraordinária, presidida
pelo Corregedor da Comarca, com a presença das mais conpíscuas pessoas, Militares, Clero Regular e Secular, Civis,
Nobreza e Povo. Depois de lido o Assento
dos Três Estados do Reino, reunidos em Lisboa, para não se suscitarem dúvidas
sobre o significado de uma conduta silenciosa
e indecisa, fundamento para
facciosos, patricidas, traidores e aos inimigos da estabilidade do Trono do
nosso legítimo e adorado Monarca o Senhor Dom Miguel Primeiro (…), nem dos sentimentos de lealdade e
adesão ao Legítimo Governo do mesmo
Augusto Senhor, por parte de todos os habitantes desta Vila, seu Termo e
Comarca (…), decidiu-se ser
conveniente prestar um formal e inequívoco Preito de Fidelidade e Vassalagem.
No Fundão e Covilhã, Beira Baixa em
geral, a causa miguelista tinha muitos e ativos apoios nas famílias e oficiais
de corpos militares regulares, bem como no Corpo de Voluntários Realistas que tomou
parte na Guerra Civil, quando os confrontos se generalizaram, e fez-se representar
em Alcobaça no Preito de Fidelidade e Vassalagem. Do Fundão e Covilhã,
vieram ainda militares de corpos regulares do Exército (obviamente os afetos
aos miguelistas)
e acompanhantes, munidos de estandartes, fanfarras e, quiçá, garrafões.
Terminada a guerra, logo se desenvolveram
divisões entre os liberais. Apesar de derrotado militarmente, D. Miguel
continuava a contar com uma ampla base de apoio social, em certas zonas do País.
O
novo regime haveria de pagar a fatura dos amigos, novos e velhos. Ao criar nova
clientela, haveria de considerar a aristocracia liberal, através da concessão
de títulos, pela venda de bens nacionais,
confisco aos adeptos de D. Miguel ou pertencentes às Ordens. A antiga nobreza,
estava arruinada, exangue. Foi por essa
altura que nasceu a expressão comer à mesa do orçamento, com origem, ao
que se diz, numa declaração de Rodrigo da Fonseca Magalhães, referindo-se aos que outrora adversários políticos postos
todos a comer à mesma mesa depressa passariam de convivas satisfeitos a amigos
dedicados. A política à mesa do orçamento foi glosada na célebre
tirada de Almeida Garrett:
Foge, cão, que te fazem barão.
Para onde? Se me fazem visconde….
Embora
poucos, houve religiosos postados com os liberais, como o famoso Frei Simão de Vasconcelos, monge de Alcobaça, nascido em
1788 na Quinta do Outeiro, perto de Oliveira de Azeméis, que integrou o Corpo
de Voluntários Nacionais. Tendo criado uma especial animosidade, acabou
capturado e fuzilado em Viseu, em 1832.
O
Marquês de Fronteira, cita o padre que, inflamado pelas novas ideias, era indiferentista em matéria de religião,
o pouquíssimo tempo que demoravam os sermões em Roma para não cansar a
audiência, e ainda o frade franciscano de Alcoentre, que se dizia liberal, mas não queria Parlamento.
Classe
maldita era a dos religiosos, pelo que os frades foram das primeiras e grandes
vítimas de um tempo de profundos conflitos. Apesar dos subsídios atribuídos aos
não comprometidos com o miguelismo, múltiplos testemunhos da época dão conta da
situação de miséria em que acabaram por tombar muitos egressos.
O furto
de livros, manuscritos, e algumas peças numismáticas, da Biblioteca Nacional de
Lisboa, realizado pelo Dr. Arnaldo Faria de Ataíde e Melo, que desempenhava as
funções de Chefe da Seção de Manuscritos e da Seção dos Reservados, está
praticamente esquecido.
Em
fins de Setembro, de 1948, o Governo do Estado Português da Índia, precisando
de elementos para a elaboração de um estudo monográfico sobre o território,
enviou um ofício à Biblioteca Nacional para lhe serem facultadas cópias de
certos documentos da Coleção Pombalina e de alguns Codices Alcobacenses. Constatou-se,
então, que faltava o Codice nº 132, que descrevia o itinerário por terra do
franciscano goês Frei Tristão da Cunha, até Portugal bem como, pelo menos, 25
Codices Alcobacenses, além de Iluminuras, Manuscritos, Incunábulos, Livros de
Horas, de Música e de Missa, e ainda gravuras.
O
Cor. Augusto Botelho da Costa Veiga, Diretor da Biblioteca Nacional, participou
o caso à Polícia Judiciária, tendo as investigações começado de imediato, sob a
orientação do Inspector Dr. Bordalo Soares, acompanhado pelo Chefe de Brigada,
Antunes Claro, e pelos Agentes Magro e Ciríaco. Ouvidos, os que trabalhavam na
Biblioteca Nacional, passou-se uma busca ao gabinete do Dr. Arnaldo de Ataíde e
Melo, então acamado em casa. Para surpresa dos investigadores, foram
descobertos na sua secretária, partes de livros e de pergaminhos, ainda com os carimbos
da Biblioteca Nacional, bem como folhas de livros, iluminuras, algumas rasgadas
com os desenhos e frontiscípios cortados, nos locais onde as obras são
carimbadas. Foi ainda encontrada correspondência de pessoas com quem o Dr. Ataíde
e Melo transacionava, como a carta de uma que lhe participava ter oferecido
obras a um antiquário londrino, que as não comprou por ter suspeitado da
proveniência. Quando soube do caso, o Dr. Salazar, ficou irritado, tendo
mandado chamar a S. Bento o Ministro da Justiça, ordenando-lhe que
diligenciasse junto da Polícia Judiciária, com vista a um pronto e cabal
esclarecimento.
A Polícia Judiciária
ao fim de pouco tempo, conseguiu recuperar obras em alfarrabistas do Chiado e
em casa particulares. Soube-se que Ataíde e Melo, vendeu folhas avulsas a
preços entre 3$00 e 5$00. Foi detido o alfarrabista Salvador Romana,
proprietário da Livraria Barateira, da Rua Nova do Almada, bem como Alice
Bastos, que funcionava como intermediária e comissionista.
Ataíde e Melo na Introdução
ao Inventário dos Codices Alcobacenses, lastimou o desaparecimento de raridades
bibliográficas da Livraria do Mosteiro de Alcobaça, como no tempo dos filipes, das invasões francesas, e
depois, da extinção das Ordens Religiosas, até darem entrada na Biblioteca
Nacional ou Torre do Tombo.
Quem
imaginava a Secção de Manuscritos ou a dos Reservados, como uma espécie de
Templo destinado a iniciados, onde se guardava a sete chaves uma parte
considerável das nossas história, cultura e língua (memória coletiva), estava bem fora
da realidade!
Pressionada
pelo escândalo, a Ordem dos Advogados, transmitiu ao País a surpresa pelo facto
de uma pessoa com o passado do Dr. Ataíde e Melo, estar a desempenhar funções
com este tipo de responsabilidade, ele que fora expulso da OA e condenado na
restituição aos queixosos de diversas quantias.
A
Polícia Judiciária foi deter Ataíde e Melo em casa, levando-o para a enfermaria
da Cadeia do Limoeiro. Porém, não chegou a comparecer a julgamento no Tribunal
da Boa-Hora em fins de 1953, por ter falecido.
Ataíde e Melo ficou
abatido, mas não surpreendido com a prisão, passando a colaborar com a Polícia
Judiciária, o que permitiu a recuperação de algumas obras ainda em Portugal,
mas não de outras, saídas para a Inglaterra, Bélgica e França. Mais tarde,
foram referenciadas na Holanda, obras pertencentes à Biblioteca Nacional de
Lisboa.
Os Codices
Alcobacenses, eram vendidos por Ataíde e Melo a mil ou dois mil escudos,
conforme tivessem ou não iluminuras. Segundo alfarrabistas do Chiado, ouvidos
ao tempo, os Codices se fossem postos legalmente à venda, valeriam nunca menos
de três mil contos cada.
Com o tempo vieram
ao conhecimento da Polícia Judiciária algumas situações marginais e mesmo
caricatas. Foi o caso de um lisboeta,
que tendo comprado uma iluminura, achou o
boneco mais apropriado para o colar num abat-jour.
E o da aquisição de um exemplar de um foral quinhentista, por um Habsburg, que
passou de avião por Lisboa. E ainda que Ataíde e Melo se apropriou de obras não
catalogadas, vendendo-as a particulares ou à própria Biblioteca Nacional.
Qual a razão de
Ataíde e Melo para mutilar as obras que desviara?
A
verdade é que não havia reagente químico que fizesse desaparecer o carimbo da
Biblioteca ou de outros locais por onde haviam passado.
Em 1833, no espaço fronteiro ao Mosteiro
de Alcobaça, ocorreram disputas entre liberais e o Corpo de Voluntários Realistas dos Coutos de Alcobaça. Este corpo
militar participará, aliás, em 1834, no confronto (decisivo) da
Asseiceira. Os monges de Alcobaça, como a Igreja em geral, encontravam-se ao
lado dos miguelistas, tendo aqueles criado e municiado, um Corpo de Voluntários
Realistas.
Quando os monges alcobacenses
perceberam, finalmente, que os liberais iriam a ganhar a guerra, evacuaram apressadamente
o Mosteiro. A 16 de Outubro de 1833, populares, nomeadamente das granjas e
rendeiros, antes oprimidos (mas, não
obstante, apoiantes de D. Miguel)
entraram no edifício conventual e saquearam-no durante dez ou onze dias, durante o qual desapareceram incontáveis objetos
utilitários, de culto, de arte e uma parte do acervo da Biblioteca. Durante
estes tumultos, desapareceram também um dos caldeiros de Aljubarrota e alguns recipientes
de cobre em forma de tacho, que D. João I
oferecera ao Mosteiro.
O Governador da Praça Militar de
Peniche, perante estes acontecimentos, entendeu necessário nomear um oficial para
o comando da Praça de Alcobaça, armar a população e procurar por todos os meios restabelecer o socego e a ordem entre
aqueles povos até agora oprimidos pelo governo usurpador.
O Mosteiro de Alcobaça ficou entregue
a si próprio.
Os monges bernardos,
desapareceram e acabaram os cistercienses em Portugal.
O muro, que separava os terrenos de
agricultura a norte do Mosteiro do átrio ocidental do mesmo, foi prontamente
demolido em 1839. Os edifícios sofreram atos de vandalismo e de roubo. Na ala
sul do Mosteiro foram instaladas habitações de particulares e a parte norte
passou a ser utilizada por serviços públicos, como o Tribunal e Finanças (até ao terceiro quartel do século XX) e ainda comércio. A Câmara Municipal de Alcobaça concedeu,
por várias vezes, autorização para particulares retirarem as lajes necsssárias
para construirem ou reconstruirem passeios defronte das respetivas casas, as
quais sairam do Claustro. O
Refeitório, foi transformado numa sala de teatro em 1840, que se manteve até
1929. No Claustro da Biblioteca, chegou a estar instalada uma arena de
touradas. As partes orientais da
Abadia, vieram a ser utilizadas pelo Exército, seguidamente pelo Asilo de
Mendicidade de Lisboa, depois chamado Lar Residencial de Alcobaça até aos
nossos dias e ora extinto.
No final do século XIX, alguns
alcobacenses consciencializaram-se da importância do edifício do Mosteiro, com
a exceção da Igreja abandonado há dezenas de anos e, em alguns locais, a
ameaçar ruina.
A Câmara em 1 de Maio de 1901 fez
uma petição ao Governo para a reparação e a limpeza da fachada do Mosteiro, que
se encontrava cheia de silvas, que além de apresentarem
um aspecto pouco agradável, ameaçavam desconjuntar as pedras. Em 1907, o
Governo publicou um decreto que protegia partes do Mosteiro. A partir de 1929,
o Estado, através dos Monumentos Nacionais, começou a reparar a Igreja e o
Mosteiro, alegadamente pretendendo
restituir-lhes o aspeto original...
Segundo reza a
História, por demais sabida, na sequência da vitória na Batalha de Aljubarrota,
o Mestre de Aviz ofereceu ao Mosteiro de Alcobaça, três caldeiros de cobre onde
os castelhanos faziam comida para a
tropa.
O
Marquês de Fronteira, informou que quando visitou o Mosteiro viu um enorme
caldeiro, sob a grande chaminé da cozinha.
O
mais provável é que entre a fuga dos monges e a vinda de Seabra, tenha ocorrido
o desaparecimento do caldeiro maior. Todavia, andou em voga, a seguinte quadra
maliciosa:
NO ANO DE TRINTA E
QUATRO
LÁ SE FOI O
CALDEIRÃO!
SÓ NOS FICOU POR
MEMÓRIA,
UM VISCONDE ... E A
INSCRIÇÃO!
Conceituados
burgueses de Alcobaça, defenderam em 1869, arrogando-se testemunhas oculares
que houve uma caldeira de destillação,
que erradamente se tem confundido com o caldeirão tomado aos hespanhoes na
batalha d’Aljubarrota. Este existe ainda na Casa dos Reis, aquella foi
subtrahida, despedaçada e vendida por indivíduos d’aqui e das povoações
vizinhas, parte dos quaes vivem ainda; mas nem João de Deus, nem António Luis
de Seabra poderiam evitar, por maior que fosse o seu zelo, estes e outros
extravios, que a grandeza do mosteiro e suas dependencias, a variedade dos
predios, a multiplicidade d’entradas e o facil acesso a todos elles, tornaram
d’uma execução pouco dificil.
A
vida do Dr. Seabra está ligada a Alcobaça, o que é frequentemente ignorado, por
alguns biógrafos e historiadores. Nem o médico portuense Dr. Estevão Samagaio (seu trisneto, com
quem nos correspondemos há anos), refere a sua passagem por Alcobaça.
Em
1833, Seabra foi nomeado Procurador Régio, junto da Relação de Castelo Branco e
em fins de Outubro, chamado à Secretaria/Ministério de Estado da Justiça e dos
Negócios Eclesiásticos, cujo titular era José da Silva Carvalho. A Seabra
apareceu o ainda jovem Rodrigo da Fonseca Magalhães que lhe disse, que o Ministro está com o expediente e não lhe
pode falar e me encarrega de dizer-lhe que tem presente o seu requerimento em
que pede ser despachado Procurador Régio da Relação de Castelo Branco. O
Ministro quer despachá-lo para esse lugar, mas põe-lhe a condição de ir servir
interinamente de Corregedor de Alcobaça, para onde deve ir incessantemente.
O Ministro, tinha-o
em elevado apreço pois, embora não fosse maçon, era destemido, homem de ética e
convicções. Quando a guerrilha miguelista ocupava Santarém e Leiria e fazia
incursões pelas redondezas, tentou a 6 de Janeiro de 1834 atacar Alcobaça na
expectativa de encontrar apoio poular, conventual ou mesmo saquear, Seabra
juntou-se às forças lealistas, apresentando-se
como soldado (…). A guerrilha do
Manuel Vaza (o alcunha de Vaza
decorre de em rapaz ter ficado com um olho vazado numa briga por causa de águas
de regadio. O Vaza era, segundo
soava, filho de um capador de Carris de Évora, onde nasceu por alturas de 1800.
Segundo se diz, terá mais tarde, participado no combate de Chão da Feira, em 28
de Agosto de 1838, aquando da Revolta dos Marechais, do lado dos setembristas) integrando pessoal
de Santa Catarina, e franceses que ainda estavam em Peniche, era muito atuante.
Também estava ativa a guerrilha do Salgueiral, com ações na zona do Juncal, Aljubarrota,
Alpedriz e Pataias. Seabra deu apoio (em géneros alimentícios), ao Corpo de
Voluntários de Alcobaça, que desembarcou na Praia da Pederneira e ao comandado
por José de Vasconcelos, mais tarde Visconde de Leiria.
Quando
tomou posse, Seabra achou o Mosteiro saqueado,
no que caracterizou de vandalismo
inaudito pelo que tratou de pôr a
sequestro com honra e actividade, os bens que haviam escapado à pilhagem
recente, bem como as de Agosto, Setembro e Outubro, pelo que removeu para as
Casas da Livraria, supostamente as mais seguras do edifício, os móveis, livros,
paramentos e alfaias espalhados pelo convento.
Assim,
mandou fazer um Auto de Exame à Livraria do Mosteiro no que se achou que a porta principal estava aberta e livre o acesso da
mesma Livraria a todas as pessoas que nela quisessem entrar (…). Admitimos
que mesmo antes de extintos os conventos, um ou outro monge mais necessitado, escondesse nas pregas
do hábito um pergaminho valioso, um manuscrito repleto de iluminuras, indo
vende-lo a colecionadores ou alfarrabistas.
Ao
tempo da vinda de Seabra para Alcobaça, o Presidente da Câmara Municipal
António José Chaves encontrava-se encarregado do municiamento da tropa
estacionada na Vila (incluido
um Corpo de Voluntários Nacionais), pelo que lhe requesitou azeite da Quinta
do Referteleiro que, além de pouco, era de péssima
qualidade (borras
no fundo de uns pequenos oito a dez potes de latão).
A
Seabra deve-se o fornecimento de trinta
mil e tantas rações de pão, carne e vinho com que foram municiadas, por mais de
um mês, as tropas constitucionais. Afinal era sempre o Mosteiro, para um lado ou outro.
Mandou
medir e guardar por pessoa idónia, os frutos e géneros, que havia nos celeiros
e adegas, bem como nas Quintas do Cidral e do Vimeiro.
Por
essa altura, enviou pessoal a Peniche, Caldas da Rainha e outros locais
referenciados, para recuperar livros e arquivos da antiga Biblioteca do
Mosteiro que os franceses haviam pilhado e vendido.
As
medidas que Seabra adotou, acarretaram aceradas e prolongadas polémicas, que
culminaram em calúnias, injúrias e processos judiciais, matéria que levou ao
conhecimento da Câmara de Deputados e fez a defesa. Leia-se OBSERVAÇÕES DO
EX-CORREGEDOR DE ALCOBAÇA ANTÓNIO LUIS SEABRA SOBRE UM PAPEL ENVIADO Á CÂMARA
DOS SENHORES DEPUTADOS, À CERCA DA ARRECADAÇÃO DE BENS DO MOSTEIRO DAQUELLA
VILLA.
A
Seabra era imputado pelos opositores, principalmente por um declarado inimigo,
o Pe. Antunes Pinto, ter facilitado o extravio de inumeros bens conventuais.
Gostaríamos de referir, se tivessemos tempo, algumas diligências desenvolvidas
por Seabra, em prol da defesa do acervo do Mosteiro, bem expressas em oficios
de 9, 17 e 23 de Novembro, 11 e 18 de Dezembro de 1833 ao Ministro Silva
Carvalho.
Num
opúsculo de desagravo, contendo peças de um processo judicial que Seabra veio
intentar contra o Braz Tisana, que ao longo de vários anos e artigos o ofendeu,
por razões políticas, transcreve-se a carta que (o alcobacense) Dr. António Lúcio
Tavares Crespo, escreveu a um amigo referindo que o caldeiro foi roubado em Janeiro
de 1834, ante da entrega das pertenças do Mosteiro à Junta de Melhoramento
Temporal e quem terão sido os autores.
Vieram
ainda em defesa de Seabra, a Câmara Municipal de Alcobaça, e outros autarcas na
área dos antigos Coutos (de
municipios, entretanto extintos).
O
Conselheiro Francisco Botto Pimentel, que sucedeu a Seabra no cargo de
Corregedor de Alcobaça, em 1867 certificou que, algum tempo depois de eu ter chegado a Alcobaça, o Governo mandou que
informasse sobre a arrecadação dos bens do Mosteiro (…). E que o grande caldeirão foi roubado já depois de Vossa Excellencia
ter sido demitido.
O
Mosteiro de Alcobaça, segundo o entendimento,
defendido com argúcia e sucesso por A. Seabra, não se encontrava em situação
jurídica semelhante à de outros do País, cujas ordens religiosas foram extintas,
pois em 1833, era um mosteiro abandonado, cujos bens pertenceram originalmente
à Coroa e a quem deveriam reverter, de acordo com a cláusula de doação de D.
Afonso Henriques. Seabra defendia que as autoridades eclesiásticas não deveriam
beneficiar com os despojos das Ordens Religiosas, ao invés do entendimento da
Junta de Melhoramento e do Pe. Antunes Pinto, pois D. Afonso Henriques teria
pretendido evitar que os Monges de Alcobaça, abandonassem o mosteiro, como
acontecera em S. Pedro de Mouraz, de efémera duração, cujos monges se
retiraram, sem previamente o avisar, e que por isso ficou altamente descontente.
Apesar dos maus tratos que não foram de somenos importância, este entendimento
salvou o edifício, que não se transformou numa ruína, lixeira ou local de
extração de pedra.
Na
Sacristia e no Mosteiro em geral, guardavam-se preciosidades únicas, como vasos
sagrados, alfaias, ferramentas que se extraviaram, enquanto algumas foram a
tempo de constituir coleções de arte ornamental, no Museu Nacional de Belas
Artes.
Mas
emblemática, emblemática, era a Biblioteca, notável pelo número e qualidade das
obras, que iam desde o século XII ao século XVIII. O período filipino, as
invasões francesas e o saque de 1833, foram os grandes responsáveis por perdas
inestimáveis pela importância histórica, literária ou artística.
1 comentário:
good day to all views,been poor is a disease which i have been living with my family, i am Neme Amber called by name,i am from new york city at USA ,i was once poor till i meet agent smith the superrior lord of illuminati,which help me belong to the fraternity cult that change my life to good,i taught joining will cast human been blood and alot from me,not knowing that it will not required human sacrifice,well to cut it short,i am a member living good life,even the law of USA cant control my lifestyle nowto join us Call/WhatsApp us at +1(706)804-2665 or E-mail: illuminati666officialcult@gmail.com
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