segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

À volta da cultura

 

O homem, enquanto racional e culto, consegue discernir o certo do errado, a moralidade da imoralidade, o bem do mal, pelo que é capaz de produzir tradições e comportamentos que se consolidam enquanto cultura.

Por outras palavras, a cultura é  herança social de uma comunidade que se transmite aos descendentes e à  Humanidade, um forte agente de identificação pessoal e social, um modelo de comportamento que integra segmentos sociais e gerações.

Entendo que cultura está intimamente ligada à ideia de política e a construção da região ou da nação.

Uma região ou nação não é apenas a ideia de extensão geográfica e de momentânea acumulação de indivíduos, mas uma ideia de continuidade que se prolonga no tempo e em números. Note-se, não se trata da eleição por um dia ou de um mero grupo de pessoas. É, sobretudo, uma deliberada seleção de tempos e gerações formada por circunstâncias peculiares, por ocasiões, temperamentos e disposições, por costumes morais, civis e sociais, que se vão revelando ao longo do tempo.

O homem é, concomitantemente, o ser mais sábio e mais ignorante. O indivíduo, enquanto tal, pode ser idiota. A espécie, porém, é sábia e quando  se lhe concede o tempo quase sempre atua de maneira adequada.

A cultura serve como tradição ou herança de um grupo ou de um povo que orienta o seu comportamento, as suas ações e expectativas na convivência em sociedade, entre si ou com culturas distintas.

cultura ocidental assenta em três pilares: a filosofia grega, o direito romano e a fé católica.

Entendo, pois, a nossa cultura construída a partir das ações e interações fruto daqueles pilares. As pessoas, fazendo parte de uma sociedade, interagem umas com as outras, trocam ideias, conhecimentos, crenças, e desse relacionamento decorre a cultura do povo. Juntas, constroem uma história de vida, onde hábitos e costumes, manifestações, expressões e sentimentos se inserem, identificando cada componente  e influenciando o modo de viver e de ser.

Cultura e educação, são elementos que fundamentam/sedimentam a socialização, a formação moral e intelectual do indivíduo, pelo que a formação da sua personalidade está associada à aquisição de níveis cultura. O saber, a moral e os comportamentos sociais guardam uma relação com a cultura, apoiam-se nela.

A cultura relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento,  valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade, é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se.

A cultura um dos principais elementos que constituem a identidade de um sujeito e sua inserção num povo, numa comunidade, região ou nação, é um elemento de coesão do grupo e distingue-os dos demais. É ela que singulariza um grupo diante do mundo.

As raízes culturais de um povo são primordiais para preservar as suas origens, para afirmar a sua identidade e o engajamento. Essas raízes (culturais, sociais e familiares) são nesse sentido elemento de importância na formação da identidade e da personalidade do indivíduo.

Nada impede um povo de procurar aprimorar a sua cultura, buscar inspiração, técnicas e melhorias noutras  culturas, assimilações que acarretando melhores padrões de vida, não invalidam uma cultura e podem até fortalecê-la.

Reconheço, que há culturas que granjearam mais progresso do que outras, podendo compartilhá-lo, não para anular a cultura cujo desenvolvimento é menos evidente, mas para ajudá-la.

Língua, religião e cultura são componentes de uma nação que podem sobreviver quando ela chega ao termo da sua duração histórica. São valores, que, por servirem a Humanidade e não somente ao povo em que se originaram, justificam que ele seja lembrado e admirado por outros povos. Mas, se esses elementos podem servir à Humanidade, é porque serviram eminentemente o povo que os criou.

A cultura é uma herança e o seu estudo envolve a compreensão dos símbolos que povos, indivíduos e civilizações deixaram registados na História e que, enfim, gosto de evocar.

 

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