quinta-feira, 11 de maio de 2023

FLEMING DE OLIVEIRA APRESENTOU EM ALFEIZERÃO (29 de abril de 2023) “JANELA COM VISTA PARA A RUA DA MEMÓRIA”

 

Na Junta de Freguesia de Alfeizerão realizou-se, no dia 29 de Abril de 2023, o lançamento do livro Janela com vista para a Rua da Memória, de Fleming de Oliveira. Na mesa estiveram Filomena Fadigas, que orientou a sessão, o autor, a secretária Inês Cardoso, a vice-Presidente da Câmara de Alcobaça Inês Silva, e dois elementos do executivo da Junta.

Na circunstância, foi apresentado publicamente o busto da República, agora reconstituído com a mísula original de mármore datada de 1929 que antes o sustentava e que passou a figurar no salão onde decorrem as assembleias de freguesia e outras reuniões sociais e políticas.

A Vice-presidente da CMA Inês Silva fez a apresentação do livro, lendo alguns extratos e relevando o intuito do autor de registar e divulgar, (particularmente) a história recente de Alcobaça, evocando episódios esquecidos, insólitos, controversos, inverosímeis ou lendários, mas que integram a memória coletiva, popular e identitária da região.

Intervieram ainda Rui Rasquilho, sublinhando a importância destes registos, e a esposa de Fleming de Oliveira, Ana Maria Magalhães, que numa intervenção singular e interessante, reconheceu o relevante contributo do marido na divulgação da história da região, talvez porque, sendo portuense de origem, tem uma visão mais distanciada do quotidiano da nossa Terra.

Na sessão foi exibido o documentário vídeo da RTP REGRESSO A ALCOBAÇA, da autoria de José Hermano Saraiva.





Sem comentários: