quinta-feira, 19 de abril de 2012

A mesa dos 3 Abades

Os compassos pascais das freguesias de Punhe, Barroselas e Mujães, no concelho de Viana do Castelo, encontraram-se este ano na segunda-feira a seguir à Páscoa na granítica Mesa dos Três Abades, situada no Largo das Neves, cumprindo uma antiga tradição.
O encontro das cruzes estava marcado para as 13h00, sendo a ocasião aproveitada para içar a bandeira da Festa das Neves, num lugar muito especial, já que contem um pedaço de cada uma daquelas três freguesias.
Em seguida, os párocos, vão sentar-se nos três bancos de pedra da chamada Mesa dos Abades, mas, cumprindo a tradição, cada um é obrigado a ocupar o lugar que está situado no território da freguesia que representa.
Aí trocam cumprimentos, petiscam qualquer coisa como uns salgados (com um copito de verde), doces de Páscoa e brindam no fim com um cálice de vinho do Porto, após o que os compassos retomam a sua marcha pascal devidamente assinalada, cada qual pela sua freguesia.

A Mesa dos Três Abades, segundo reza a História, terá sido construída no início do século XVII, numa iniciativa dos párocos de Punhe, Mujães e Barroselas, para assinalar o fim das discórdias em relação aos limites das respetivas freguesias.
Os padres terão decidido sinalizar os respetivos limites não com marcos de pedra, como era habitual, mas sim por intermédio de uma mesa granítica composta por uma placa inteiriça e três bancos que identificam simbolicamente cada freguesia.
Há quem garanta que desde longa dat,a os três párocos se encontravam na Mesa dos Abades, para uma alegre confraternização, no fim da visita às casas dos respetivos fregueses.
No entanto, a mais antiga recordação registada remonta apenas a 1950, no tempo em que o pároco de Mujães era o Manuel Lopes Vilaverde, o homem que sempre sonhou transformar as Neves, pelo menos, num centro de inter-paroquialidade.
A partir daí, a tradição voltou a realizar-se em 1973, 1997, 2005, 2006 e 2007, e este ano de 2012, por iniciativa da Comissão de Festas de Nossa Senhora das Neves.
Estes encontros, que reúnem os párocos e muito povo, fazem com que a Mesa dos 3 Abades, na sua impavidez granítica, constitua uma reprimenda para os mentores reducionistas" dos tempos modernos.
O Largo das Neves, e a capela lá situada, já estiveram no centro de várias polémicas entre os responsáveis das três freguesias, na tentativa de marcar território, tendo até acontecido que, em inícios da década de 90, o então presidente da Junta de Vila de Punhe encheu o largo de pedra, para tentar inviabilizar a festa.
Ao longo dos anos, e numa altura em que eram os párocos quem mais ordenava, a Mesa dos Três Abades assumiu-se como uma espécie de forum popular, já que era ali que eram discutidos e tratados os assuntos de interesse da comunidade, do foro eclesiástico e do civil.




1 comentário:

Barros Amorim do Rego disse...

De 1997 até os dias de hoje tem-se sempre realizado a tradição.