quinta-feira, 13 de setembro de 2018

É a crise


É A CRISE!

Fleming de OLiveira

Pertenço a uma geração desajustada, obrigada a saber a tabuada, aprender caligrafia, fazer redações, conhecer os nomes dos rios, serras, linhas férreas, etc, que utilizava giz e a lousa, fazia exames e neles tinha que provar saber e onde um sete (chumbo) era estar mais abaixo que um cão. Levava “bolos”, era suspenso por “manguelice” (expressão tripeira, conforme a minha sabida origem, que significa malandrice) e expulso do Liceu D. Manuel II por mau comportamento.  Aos sábados de tarde, marchava ao comando de Chefes de Quina como o Lopes e desfilava no 10 de junho cantando o Hino da Mocidade (Portuguesa).
Tolhido de raciocínio, fiquei incapaz de compreender subtilezas do mundo moderno, tenho dificuldade em compreender as razões de certos fenómenos e situações impostas pelo Poder, que vamos tendo.
Há dias no Centro de Saúde uma senhora, na casa dos quarenta e picos, passou a olhar-me fixamente, indecisa se eu era ou não. Quando perguntou e confirmou que era mesmo eu, pediu-me se podia falar. “Claro que sim”. Está separada do marido, é doméstica e tem problemas de relacionamento com o filho. Eu disse-lhe que o local não era o melhor para falar de assuntos delicados, havia pessoas à volta e não tinha a Lei à mão. A conversa foi continuando e a certa altura referi que já atendera perguntas mais ou menos parecidas, mas uma “consulta assim, era a primeira vez”. E acrescentei que “se o processo pegar, vamos começar a ver advogados atendendo clientes bebendo um copo na discoteca, padres ouvindo em confissão na esplanada do nosso Mosteiro e médicos a auscultarem doentes no parque de estacionamento automóvel, tudo muito prático, rápido, económico e moderno”.
Sorrimos, eu, ela, e uma senhora que assistiu calada.
Entretanto, fui chamado para a consulta com o Dr. José Tomás e, quando regressei à sala de espera, ela já lá não se encontrava.
Não muito depois, encontramo-nos na Esplanada do Bibi e a senhora, com a familiaridade e o à vontade de um conhecimento anterior, foi ter comigo e comentou: “Sabe doutor a sua conversa foi muito útil, estou a dar-me muito melhor com o meu filho, este belo rapaz que aqui vê. Mas desculpe o mau jeito do outro dia. Sabe o que faz isto? É a crise”.
Resultado de imagem para a criseE aqui, caros leitores, está a minha simplória contribuição sobre os tempos que correm, em termos nada sisudos e competentes como os usados e bem pelo meu Amigo Rasquilho, neste jornal. Quarenta e tal anos de democracia não chegaram (nem admira, comparados com trezentos anos de Inquisição e quase cinquenta de Estado Novo) para o “D”, Democratizar a cultura, o conhecimento ou resolver o problema do emprego. Entretanto, uns tantos procuraram libertar o País do lastro desses ancestrais défices científicos, educativos e sociais.
Bem sei que em matéria de bibliotecas, arquivos, defesa do património, reabilitação urbana, centros interpretativos, museus, etc., etc. (esta é a minha área de devaneio) a atualidade nada tem a ver com o passado. Mas não chega para contrariar o pedantismo da “Alta Cultura” perante as minorias e, da “Baixa Cultura” perante a maioria dos que pastam, se abstém de votar e já nem sequer procriam.
Trago no bolso um caderninho onde anoto para este ou outros “apontamentos vadios”, o que me vem de fora e de dentro. É um registo de coisas passadas ou de inspirações futuras. E, como os meus espaços privilegiados de audição são as salas de espera ou o café, é aí a “pescaria” que recolho.
Faz-me gargalhar (nada benevolamente, aliás) apontarem-se direitos individuais aos pais que são violados num Sistema Judicial que demora “séculos” a despachar sobre atos essenciais, que demora anos a decidir sobre a vida de crianças, tolhido nos meandros de leis e respostas tecnocráticas, em gabinete.  Um Sistema a rolar por uma teia de códigos elaborados, não para promoverem a Democracia (cuja essência e princípio sagrado é segundo aprendi uma justiça “justa”, célere, eficaz e acessível), mas para permitirem o descrédito do estado democrático e a repulsa por algumas instituições. É por isto tudo e mais um rol sem conta de atentados à nossa liberdade e direitos (como as listas de espera do SNS e a concentração dirigista dos meios de comunicação, com especial referência ao que se passa na informação das televisões), e o mundo de filhos, afilhados, enteados e sobrinhos que têm emprego, enquanto o resto do País vegeta, que detesto “malandragem” , e dou o acordo a quem diz que quatro décadas de “democracia não impediram a política de se constituir numa impostura, a arte de conduzir os homens, enganando-os”.
O meu Pai, republicano portuense, mas por princípio do “contra”, pouco antes de morrer, em 1994 referindo-se ao que via à volta, dizia que tudo isso lhe metia repulsa. Lá tinha as suas razões. E os pais sabem muito…

Sem comentários: