quarta-feira, 15 de abril de 2020

DUAS “ENORMES” CANTADEIRAS


DUAS “ENORMES” CANTADEIRAS
FLeming de OLiveira




Não é possível falar de Fado e esquecer Amália Rodrigues. Não vamos abordar os méritos artísticos de quem cantou autores como Camões, Sebastião da Gama, Almada Negreiros, Lopes Vieira, Pedro Homem de Melo ou Mourão Ferreira. Depois do 25 de Abril, Amália chegou a ser acusada de ter sido colaboradora do regime, o que lhe acarretou sério desgosto.
A ideia que perpassa, assente a poeira, é que Amália se não teve militância contra o regime como muitos portugueses honrados, também não lhe fez oposição expressa e até consentiu (ou teve de consentir…) num aproveitamento que este lhe fez. Amália, especialmente no PREC e mesmo até à década de 1990, foi acusada de cumplicidade (consciente ou negligente) com o Regime. Apontava-se-lhe, por exemplo, o facto de a 27 de Junho de 1958, no Dia de Portugal na Exposição Universal de Bruxelas, ter sido condecorada, embora no restaurante do pavilhão, com as insígnias de Cavaleiro da Ordem de Sant´Iago, por Marcelo Caetano/Ministro da Presidência. A sua recuperação junto do público, não impediu que lhe tivessem restado máguas (como essa condecoração efetuada no estrangeiro pelo governo português), não obstante as honrarias que teve tempo de receber do Estado Democrático, que culminaram nas cerimónias, aquando do falecimento. É que passados os desvarios revolucionários, tornou a ser alvo de enorme respeito e admiração, o que permitiu que viesse a ocupar um lugar no Panteão Nacional.
Amália foi a grande responsável pelo Fado (de Lisboa) como o conhecemos. Todavia, houve uma altura em que as opiniões se dividi(r)am. Não se sabia se se gostava mais da Amália Rodrigues ou da Hermínia Silva. Pelo País e muito especialmente em Lisboa, falava-se e pretendia-se estimular a rivalidade, a qual ao que parece nunca existiu, tanto mais que nutriam profunda admiração uma pela outra, não obstante ser de treze anos a diferença de idades.
As carreiras não têm comparação. Hermínia assumiu a representação de um espírito crítico e popular, enquanto Amália, a partir de certa altura e com a internacionalização, deixou de atuar em locais mais simples e começou a afastou-se do público mais popular.
A imagem que Hermínia Silva transmitia, não correspondia, segundo quem a conheceu, ao que era na realidade. A encarnação de figuras populares e castiças, da vida boémia, trivial, não correspondia à sua personalidade. No dia-a-dia, não tocava em álcool e era cuidadosa na linguagem. O seu estilo brejeiro não era o equivalente ao cómico, pois tinha seriedade, gentileza e graça natural, mesmo na forma de lidar com os instrumentistas. Muitos se recordam do seu “anda lá Pacheco”, ou “põe-me isso bem picadinho para a voz sobressair”.
A rádio e o cinema, este menos, cimentaram a popularidade de Hermínia Silva. No cinema, estreou-se em 1938 “A Aldeia da Roupa Branca”, e em 1943 interveio no “Costa do Castelo”, interpretando um diálogo com António Silva, que desempenhava o papel de ensaiador de um fado, enquanto ela parodiava as cantadeiras lisboetas. Hermínia ao longo da carreira atraiu multidões e criou um público, que apreciava muito especialmente, aquilo que na altura era tido como a forma castiça de interpretar o fado. Embora tivesse um estilo muito próprio, Hermínia Silva não criou escola, não deixou descendentes e a prová-lo está a circunstância de nunca ninguém ter conseguido ou querido imitar, ao contrário do que aconteceu, e acontece com Amália, que continua presente e a ser cantada por muita gente.



2 comentários:

Unknown disse...

Olá pessoal, eu sou Patricia Sherman em Oklahoma EUA agora. Gostaria de compartilhar com você minha experiência em pedir US $ 185.000,00 para limpar meu saque bancário e iniciar um novo negócio. Tudo começou quando eu perdi minha casa e peguei minhas coisas por causa da política do banco e conheci algumas contas e algumas necessidades pessoais. Então fiquei desesperada e comecei a procurar fundos de todas as formas. Felizmente para mim, uma amiga minha, Linda me contou sobre uma empresa de crédito, fiquei intrigada com a fraude, mas fiquei intrigada com a minha situação e não tive escolha a não ser pedir conselhos de minha amiga sobre essa empresa. entrar em contato com eles realmente duvidou de mim por causa da minha experiência anterior com credores online, você sabia pouco disso? '' Elegantloanfirm@hotmail.com Esta empresa tem sido muito útil para mim e meu colega e hoje, graças a essa empresa de crédito, a orgulhosa dona de um trabalho e responsabilidades bem organizados, eles sorriram de volta para mim. Portanto, se você realmente precisa crescer ou iniciar seu próprio negócio, ou se realmente precisa emprestar dinheiro em qualquer dificuldade financeira, recomendamos que você encontre hoje uma oportunidade de desenvolvimento financeiro em sua empresa. {E-mail:} Elegantloanfirm@hotmail.com / número do whatsapp +393511617486 .... on-line para crédito e não vítima de fraude Obrigado.

Fleming de Oliveira disse...

Menina:
Tenhomuita pena mas não posso fazer nada.