segunda-feira, 6 de junho de 2022

ALBERTO GUERREIRO - Apontamento Biográfico

 

ALBERTO GUERREIRO

Apontamento Biográfico

 

Alberto Jorge Damas Guerreiro, nascido em Luanda em 1969, é Museólogo, Técnico Superior da Câmara Municipal de Alcobaça, em funções desde 2001.

É licenciado em Antropologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e pós-graduado em Museologia e Património pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa.

As suas áreas de especialização académica e profissional são a antropologia (tecnologia tradicional e industrial) e a museologia (programação e gestão de museus).

Em 1998, concluída a licenciatura em antropologia, foi convidado como investigador a integrar a área da museologia das Comemorações do Grande Jubileu do Ano 2000 da Universidade Católica Portuguesa , sendo autor de três relatórios científicos (Fátima, Lisboa e Beja). Em 1999, integrou a equipa constituída pelo Instituto da Vinha e do Vinho para a reprogramação do Museu do Vinho de Alcobaça, ficando encarregue do estudo da coleção, trabalho que desenvolveu ainda com Paixão Marques, fundador do museu, durante nove meses. Entre 2001 e 2009, integrou como investigador permanente a equipa da Comissão Instaladora do Museu dos Coutos de Alcobaça, com particular ocorrência na programação dos moinhos de Chiqueda. Em 2010, coordenou a reabertura do Museu Raul da Bernarda. No âmbito da cerâmica, não deixou de produzir trabalho juntamente com Manuel da Bernarda, tendo em vista a concretização de um programa que conduza a um futuro Museu da Cerâmica de Alcobaça. Em 2012, com a passagem de tutela do Museu do Vinho de Alcobaça, do Instituto da Vinha e do Vinho para a autarquia, assumiu a sua direção técnica e científica, conduzindo-o à reabertura em junho de 2013. Nesse mesmo ano, foi instituída a Comissão Instaladora do Museu do Vinho de Alcobaça de que é, desde então, membro vogal. Paralelamente, concebeu os programas museológicos que em 2013 levaram à abertura do Núcleo de Arte Sacra de Aljubarrota e em 2015 à Central da Confluência dos Rios Alcoa e Baça. Para além do programa museológico do Museu do Vinho de Alcobaça, em desenvolvimento pela respetiva Comissão Instaladora, iniciou os trabalhos de programação para a constituição do Museu das Máquinas Falantes, património sonoro e telecomunicações adquirido pela Autarquia de Alcobaça, à família do colecionador Madeira Neves, a instalar no centro de Alcobaça.

No plano académico, é investigador associado do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora/CIDEHUS-EU, e colaborador do Instituto de História Contemporânea /IHC-Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e do Instituto Universitário da Maia/CEDTUR-Centro de Estudos e Desenvolvimento Turístico.

No âmbito do seu doutoramento, desenvolveu uma investigação nacional detendo como tema a dicotomia tutela vs. museu, centrada no estudo dos modelos de gestão dos museus em Portugal, tendo como objeto de análise a problemática associada à autonomia dos museus portugueses.

Desde 1998, como autor e editor, tem participado regularmente em publicações científicas, nacionais e internacionais, na área das Ciências Sociais, particularmente, no âmbito da antropologia e da museologia. Neste contexto, ganhou relevo a sua participação na obra Public Policies Toward Museums in Time of Crisis publicado em 2013 pelo ICOM-Europe.

É membro do Comité Internacional de Museus/ICOM e da Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial como Secretário do Conselho Fiscal.

 


Sem comentários: