sexta-feira, 3 de junho de 2022

Jorge Araújo - APONTAMENTO BIOGRÁFICO

 

 

Jorge Araújo

APONTAMENTO BIOGRÁFICO


Jorge Miguel Alves de Araújo, nasceu em Alcobaça a 11 de junho de 1954, frequentou nesta localidade, o Jardim Escola João de Deus, a Escola Primária e o 1º. e 2º. anos do Ensino Secundário, transitando para a Nazaré, onde completou os restantes anos no Externato D. Fuas Roupinho.

Casou com Zita Tinta Lourenço, de Turquel, em 1977.

Frequentou a Faculdade de Medicina de Lisboa e depois a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, onde concluiu o Curso de Medicina em 1978 e Curso Superior de Medicina Legal em 1991.

Efetuou Formação Específica em Exercício entre 1990 e 1991, adquirindo o grau de Especialista em Medicina Geral e Familiar.

Exerceu a maior parte da atividade profissional no Concelho de Alcobaça de 1979 a 2011, no âmbito do Serviço Nacional de Saúde no Centro de Saúde de Alcobaça e no respetivo Hospital.

Foi Autoridade Sanitária Substituto do Concelho de Alcobaça de 1986 a 1990, perito Médico da Comarca de Alcobaça e mais tarde do Gabinete de Medicina Legal de Leiria de 1988 a 2011.

Desenvolve medicina privada  desde 2012, na Clínica de Stª. Maria e Centro Hospitalar de S. Francisco, ambos em Alcobaça, no Centro Hospitalar da Confraria Nª. Sª. de Nazaré, no Centro Neuro Oftalmológico em Lisboa, no Solar de Sª. Marta/Calvaria, e no Centro de  Diálise de Gaeiras – Davita/Óbidos.

Como atividades extra profissionais, destaca que foi Vice-presidente da Irmandade Nª Sª. da Conceição, sócio gerente da Clínica de Stª Maria e colaborador com algumas publicações regionais no âmbito da cultura, arte e pintura.

Pintor amador, recebeu aulas de aguarela de Armando Tavares Alves Martins,  frequentou curso de gravura e serigrafia no Museu Malhoa, patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian, e participou em várias exposições coletivas em Alcobaça e Leiria.

Como colecionador  tem-se dedicado ao estudo e aquisição de peças de cerâmica de boa qualidade, especialmente a tradicional de Alcobaça.




Sem comentários: