segunda-feira, 6 de junho de 2022

COSTA E SOUSA - Apontamento Biográfico

 

COSTA E SOUSA

Apontamento Biográfico

 

José Carlos Martins Costa e Sousa, natural de Vidigal/Leiria, é uma personagem incontornável do Município de Alcobaça na segunda metade do século XX, não sendo possível falar da gestão municipal em Alcobaça antes do 25 de Abril, esquecendo o Eng.º José Carlos Costa e Sousa.

Entrou para os quadros da Câmara Municipal em 1 de outubro de 1948 e aposentou-se em 6 de agosto de 1991, na véspera de completar 70 anos de idade.

Esses anos, muitos como único técnico permitiram-lhe estabelecer e manter estreito contato com diversas figuras sociais e políticas, locais e nacionais, sobre as quais discorria com graça, senão mesmo com cinismo indisfarçado.

Ao mesmo tempo, era ímpar o seu conhecimento da vida e dos fastos do Concelho, funcionando como autêntico arquivo municipal, à míngua de um devidamente organizado, atualizado e fiável.

Costa e Sousa foi frequentemente acusado de ser o dono de Câmara Municipal, resultando da circunstância de, contrariamente ao que hoje acontece, os Presidente e Vereadores não exercerem as suas funções em regime de permanência e ser muito diminuto o quadro de funcionários adstritos aos serviços internos, para além do pessoal externo, na sua maioria contratado ao dia.

Foi distinguido com Medalha de Honra do concelho e vários louvores.

Faleceu com 93 anos, a 28 de novembro de 2014, ficando sepultado em Vidigal, onde vivia desde a aposentação.

 



Sem comentários: