sexta-feira, 3 de junho de 2022

Ricardo Charters-d'Azevedo - APONTAMENTO BIOGRÁFICO

 

Ricardo Charters-d'Azevedo

APONTAMENTO BIOGRÁFICO


Ricardo M. M. Charters-d'Azevedo, é engenheiro eletrotécnico pelo Instituto Superior Técnico onde foi docente, tendo-o sido também na Academia Militar.

Foi diretor-geral no Ministério da Educação e aí responsável pela instalação do Ensino Superior Politécnico, e pelos Estudos e Planeamento em Educação, Alto funcionário da Comissão Europeia em Portugal, entre 1997 a 2004.

Reformou-se em 2004, passando a dedicar-se ao estudo da história e do património de Leiria, actividade que resultou em quase uma vintena de livros, bem como artigos, comunicações e palestras.

É Grande-Oficial da Ordem Infante D. Henrique (2004), foi Personalidade do Ano (Região de Leiria) em 2012 e, em 2019, foi-lhe atribuída a Medalha da Cidade de Leiria (grau ouro).

Instituiu o Prémio Villa Portela, destinado a galardoar, de dois em dois anos, os melhores trabalhos sobre história e património de Leiria e do concelho de Ourém, prémio que, a partir de 2018, passou a ser outorgado pela Câmara Municipal de Leiria.

Doou ao Município de Leiria a sua propriedade no Largo da República, para que seja aí criada a Casa d'Artes Villa Portela.

Lançou em Junho de 2022 o livro Villa Portela. Mais de um século de História






Sem comentários: