sexta-feira, 3 de junho de 2022

JOÃO NETO MIGUEL Apontamento Biográfico

 

 

JOÃO NETO MIGUEL

Apontamento Biográfico


João Luís Neto Miguel, nasceu a 13 de janeiro de 1956, na Maternidade Alfredo da Costa.

Em 1980 casou com Maria Cecília Henriques Franco com quem teve dois filhos.

Passou a infância e adolescência no lugar de Tourões.

Após terminar a Escola Primária, continuou o percurso académico no Colégio de Porto de Mós, de que era proprietário e diretor o Dr. Manuel de Oliveira Perpétua, grande homem e pedagogo, que o marcou profundamente e sendo pedra basilar no seu gosto pelo conhecimento e na formação da personalidade.

Após o ensino secundário, ingressou em outubro de 1975, na Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa, tendo participado em órgãos académicos e concluído a licenciatura, em julho de1980.

Fez estágio para o exercício da advocacia em Alcobaça, tendo como patronos, a título formal os Dr. Amílcar de Magalhães e Dr. Manuel de Almeida e a título efetivo/prático o Dr. Pessanha Gonçalves.

Terminado o estágio em outubro de 1982, iniciou a atividade de advogado com escritório em Alcobaça, onde continua a exercer.

Em acumulação com a advocacia, lecionou durante quase oito anos, na Escola Secundária D. Inês de Castro/ESDICA, Escola Domingos Sequeira, e Escola Francisco Rodrigues Lobo/LEIRIA, Escola Secundária/Porto de Mós, Escola Secundária Raúl Proença/ Caldas da Rainha e Escola Secundária/Torres Novas.

Durante alguns anos participou em atividades socioculturais em Alcobaça, como a formação e integração da Direção da Rádio Frequência Musical que mais tarde se fundiu com a Rádio Cister.

Em 2003, integrou o grupo que teve a iniciativa de (re)criar a Orquestra Típica e Coral de Alcobaça, tendo integrado a respetiva Direção, bem como o grupo coral com a esposa e filhos.

A paixão pela música, levou a dedicar-se ao fado e à canção, sendo fadista/cantador amador e nesse âmbito tem colaborado e participado em  espetáculos de solidariedade social.




Sem comentários: