sexta-feira, 3 de junho de 2022

 

Miguel Guerra

APONTAMENTO BIOGRÁFICO


Miguel Martinho Ferreira Guerra, nasceu a 19 de dezembro de 1935, no lugar da Pedra Redonda/Benedita.

De 1942 a 1945 fez a Instrução Primária na Escola de Freires e, seguindo os passos do irmão, Pároco José Guerra, ingressou no Seminário de Almada. O seminarista Miguel Guerra rapidamente se destacou pela boa disposição e maneiras francas, que lhe asseguraram amigos para a vida.

A Direção do Seminário percebeu que a vida eclesiástica não se coadunava com Miguel Guerra, que foi convidado a abandonar o Seminário de Almada.

Em 1950, regressou à Pedra Redonda, e passou a frequentar o Externato de Alcobaça, para onde se deslocava diariamente de bicicleta até completar o antigo 5º. ano do liceu.

Filho de agricultor e foi esta a profissão que Miguel Guerra escolheu, ligando-se à fruticultura durante toda a vida, possuindo enorme orgulho nas suas terras e colheitas.

Em 1974, após o 25 de Abril, iniciou uma vida política. Em 20 de janeiro de 1976 foi empossado Presidente da Comissão Administrativa da Câmara de Alcobaça, cargo que exerceu até às primeiras eleições autárquicas, em 12 de dezembro de 1976, nas quais sem maioria absoluta foi eleito Presidente da Câmara de Alcobaça em lista do PS (vencendo a lista do PPD encabeçada por Fleming de Oliveira) funções que exerceu até 16 de dezembro de 1979.

Em 1977 foi eleito Presidente da Direção dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça e em1979 Presidente da Assembleia Geral. Em 1982, após ter perdido as eleições para Presidente da Câmara, ocupou o lugar de vereador, e em 17 de dezembro de 1989 voltou a ser eleito Presidente até 14 de dezembro de 1997.

Os seus mandatos ficaram marcados pela elevação de Alcobaça a cidade, construção de diversos Centros de Saúde, sedes de Junta de Freguesia, infra estruturas de saneamento básico e redes de águas e infra estruturas rodoviárias e melhoria das condições de ensino, desporto e cultura.

Quando abandonou a vida política dedicou-se às propriedades, que continuou a explorar, e à família.

Faleceu no dia 9 de dezembro de 2012, na Benedita.




 

Sem comentários: