sexta-feira, 3 de junho de 2022

Jorge Pereira de Sampaio - APONTAMENTPO BIOGRÁFICO

 

Jorge Pereira de Sampaio

APONTAMENTPO BIOGRÁFICO


Nasceu em Alcobaça em 1965, aonde vive.

Licenciou-se em 1993 em História, pela Universidade Lusíada, sendo Mestre em História da Arte pela mesma Universidade, aí tendo defendido tese sobre A faiança da Real Fábrica do Juncal, em 1999. Doutor em História na vertente de História da Arte, também pela Universidade Lusíada, defendeu em 2006 tese sobre Contribuição de Domingos Vandelli para a História da Cerâmica Portuguesa.

Foi Investigador do Centro de Estudos Históricos da Universidade Nova de Lisboa, entre 2007 e 2013 sendo, atualmente, do Centro de História d´Aquém e d´Além Mar, na mesma Universidade.

Desde 2004, é Académico da Academia Portuguesa da História, e Membro do Conselho Supremo - órgão vitalício - da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, de que é sócio desde 1986, Membro do Conselho Geral da Fundação Inês de Castro, sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de S. Paulo, desde 2001, sócio efetivo da Sociedade de Geografia de Lisboa e Técnico Superior da DGPC no quadro de pessoal do Mosteiro de Alcobaça, de que foi Diretor entre 2010 e 2015.

Tem desenvolvido trabalho como pesquisador, sendo a História da Cerâmica Portuguesa, alvo das suas teses de mestrado e doutoramento, bem como de diversos livros que publicou e de exposições em que foi comissário.




Sem comentários: