segunda-feira, 21 de janeiro de 2019


NO TEMPO DE PESSOAS “IMPORTANTES” COMO NÓS
50 Anos da História de Alcobaça Contada através de Pessoas
Redinha, José Pedro Rodrigues, nasceu na Maiorga em 1905, mas foi em Angola e para os angolanos, que prestou os maiores e melhores serviços.
Foi um importante etnógrafo, exercendo funções no Museu do Dundo (entre 1951 e 1961), no Museu de Angola (Diretor entre 1959 e 1961), Diretor de Ciências Humanas no Instituto de Investigação Científica (entre 1961 e 1976), Diretor Geral do Ensino Superior da República Popular de Angola (entre 1977 e 1980) e Consultor da Secretaria de Estudos da Cultura da República Popular de Angola (entre 1977 e 1983).
Português pela língua e formação, foi angolano do coração, interessante conferencista e autor de inúmeras publicações sobre temas etno-sociológicos.
Faleceu em Lisboa em 1983, onde viera buscar alívio para a doença.
Reis, Hélder, nascido em 25 de março de 1969 na Maiorga, onde fez a Instrução Primária, seguida do liceu em Alcobaça, é licenciado em Economia e Mestrado em Economia Monetária e Financeira, com tese na área orçamental, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão.
Foi Diretor-Geral do Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais, do Ministério das Finanças/GPEARI, adjunto dos Secretários de Estado dos Assuntos Fiscais nos XV, XVI e XVII Governos Constitucionais e Secretário de Estado adjunto do Orçamento no XIX Governo Constitucional.
Iniciou a sua atividade no Ministério das Finanças em 1999, na Direção-Geral de Estudo e Previsão/DGEP, Membro do Conselho de Administração do Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa/CEB de junho de 2010 a julho de 2013 e coordenador da Comissão para o Acompanhamento do Acordo de Cooperação Económica entre Portugal e São Tomé e Príncipe, de janeiro de 2010 a julho de 2013.
Participou em diversos grupos de trabalho, designadamente, nos grupos de trabalho para a monitorização da execução orçamental (2011), para o estudo da política fiscal, competitividade, eficiência e justiça do sistema fiscal (2009), para a revisão da Lei das Finanças Regionais (2006), para a revisão da Lei das Finanças Locais (2005/2006) e para a reforma da tributação do património (2002/2003).
Desde 1993, lecionou nas áreas de macroeconomia e econometria.
Tem diversas publicações na área fiscal e orçamental.
Aprendeu música e tocou trompete na Banda da Maiorga.  Aprecia a fotografia, em particular a de pessoas e paisagens, cozinhar embora se reclame um aprendiz da arte, ler/estudar/aprender como curioso em saber algo mais. Para além da sua área de formação, a economia, interessa-se por outras, como a astrologia.
-O maiorguense aceitou o convite para integrar a equipa de assessores do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa que, aliás nem sequer conhecia pessoalmente.
Hélder Reis, será o braço direito do Presidente da República nos assuntos financeiros e orçamentais. Para os próximos cinco anos de mandato presidencial, Hélder Reis assume uma expectativa elevada em relação ao cargo que vai assumir. Era, até então, professor na Universidade Lusíada de Lisboa e técnico do Centro de Estudos Fiscais, que vai abandonar depois de ter aceitado o convite do Presidente da República.
Define-se, enfim, como pessoa que deseja paz no mundo, melhoria das condições económicas e sociais no nosso País, através de progresso e prosperidade.

Sem comentários: