sexta-feira, 18 de janeiro de 2019


NO TEMPO DE PESSOAS “IMPORTANTES” COMO NÓS
50 Anos da História de Alcobaça Contada através de Pessoas

Portas, Miguel de Sacadura Cabral, nasceu em Lisboa a 1 de maio de 1958 e faleceu em Antuérpia a 24 de abril de 2012.
Miguel Portas, economista, jornalista e político, era filho do Arq. Nuno Portas e de sua primeira mulher Helena Sacadura Cabral, irmão de Paulo Portas (CDS/PP), meio-irmão de Catarina Portas, jornalista e empresária, e sobrinho-neto do aviador Sacadura Cabral.
M. Portas iniciou a ação política, como dirigente do Movimento Associativo dos Estudantes do Ensino Secundário de Lisboa, o que motivou da sua detenção pela PIDE quando tinha 15 anos. Aderiu em seguida à União dos Estudantes Comunistas, braço universitário do PCP. Presidiu à Associação de Estudantes do Instituto Superior de Economia e coordenou o Secretariado da Reunião Interassociações. Abandonou o PCP em1989  na sequência do primeiro processo de expulsões do partido, desencadeado pela Perestroika. No BE, Portas encabeçou a lista às eleições europeias em 1999  obtendo 1,74% dos votos, e foi cabeça-de-lista à Câmara Municipal de Lisboa em 2001. Foi eleito deputado ao Parlamento Europeu em 2004 com 4,92%, e reeleito, em 2009, com 10,73%, numas eleições que deram ao BE três eurodeputados. Era membro da Comissão de Orçamento e vice-presidente da Comissão Especial do Parlamento Europeu para a Crise Financeira, Económica e Social.
-No dia 27 de junho de 2009, Miguel Portas, visitou a SPAL em campanha para o Parlamento Europeu. O candidato classificou aquela empresa como um exemplo de respeito pelos direitos dos trabalhadores. Inspirado pela estabilidade da empresa que praticamente não tem contratos a prazo, Portas alertou para a necessidade de uma Europa capaz de discutir a ordem económica mundial, uma Europa competitiva e capaz de se bater pelos direitos dos trabalhadores. Portas afirmou a necessidade de fazer uma campanha que mostre os aspetos positivos e negativos do país, pelo que a visita à SPAL se enquadra no que de melhor o candidato selecionou.
-É irmão da personalidade a seguir referenciada.
Portas, Paulo de Sacadura Cabral, e Celeste Cardona, aquele na qualidade de Líder do CDS/PP e esta na qualidade de Deputada pelo Distrito de Leiria, estiveram em novembro de 2002 a apoiar a lista do partido, candidata às eleições autárquicas da freguesia de Turquel. Visitaram Turquel acompanhados por alguns apoiantes e tomaram conhecimento de iniciativas da campanha eleitoral. Nesta visita nenhum deles se vestiu de Ministro, embora tivessem sido recentemente empossados num Governo chefiado por Durão Barroso.
Paulo Portas, no sábado 2 de maio de 2009, esteve no Mercado Municipal de Alcobaça em campanha eleitoral para as eleições para o Parlamento Europeu. Terminou a manhã em Aljubarrota, prestando homenagem ao Condestável Nuno Álvares Pereira. Há poucos heróis nacionais com dimensão do Condestável. Se não fosse ele a pensar nas dificuldades que tinha pela frente, se calhar não tinha feito o que fez. Pelo contrário, teve audácia e engenho. Portugal só consegue sair da crise com força, engenho e determinação. Portas na visita ao Mercado Municipal aliás, curta e rápida, falou com comerciantes e clientes pedindo força para as eleições de 7 de junho. O Paulinho das Feiras, ouviu as peixeiras que se queixaram das más condições de trabalho no local e aos que pediam emprego para familiares e amigos, o antigo Ministro da Defesa respondia que agora já lá não estou.
Teresa Caeiro, deputada pelo CDS/PP, também esteve presente e aproveitou a oportunidade para reclamar do Governo uma definição no respeitante ao futuro Hospital Oeste Norte. Todavia, por esta altura a Comissão Técnica encarregue de estudar a localização do hospital, deu parecer negativo ao terreno comprado pelo Município de Alcobaça por 3.5 milhões de euros.
-Paulo Portas, esteve em setembro de 2009 a inaugurar a Sede de Campanha do CDS/PP às eleições autárquicas de 11 de outubro. Portas disse que existe uma certa frustração em relação ao adormecimento de um concelho histórico, e que a tradição patrimonial, cultural, industrial e turística têm de ser preservadas. O candidato à Câmara, Jorge Esteves de Carvalho, referiu que a sua candidatura pretende dar prosperidade e vitalidade ao concelho, e descer à rua para conhecer de perto os problemas das pessoas.
-Paulo Portas, voltou a Alcobaça em outubro seguinte, aonde almoçou e a Turquel, em acçºao de campanha eleitoral.
Uma passagem rápida por Alcobaça, permitiu-lhe brincar com a passagem de um carro da candidatura do PSD junto ao local aonde decorria o almoço, comentando que vai ali a Nova Dinâmica, mas a descer. Queremos para Alcobaça não uma dinâmica descendente mas uma dinâmica ascendente. Nesta campanha, o candidato do CDS à Câmara, o discreto e desconhecido Jorge Esteves de Carvalho garantiu que o partido é o antídoto à pandemia criada pelo PSD e PS nas últimas décadas.
-Se foi preciso entregamos a chave da escola ao Ministério da Educação. A frase foi de Alfredo Lopes, diretor do Externato Cooperativo da Benedita, referindo-se à difícil situação financeira que o estabelecimento pode vir a atravessar, caso se mantenham os cortes que o Estado efetuou nos estabelecimentos de ensino privado com contrato de associação.
Com esta medida, o ECB vai receber menos 2,2 milhões de euros em 2012. Uma quebra de 33% das verbas provenientes do Estado. Antes recebíamos 114 mil euros por cada turma e com os cortes ficamos com apenas 90 mil lamentou o docente, que se monstro preocupado com a situação, até porque estes valores chegam só para pagar os professores, ficando de fora funcionários e outras despesas do estabelecimento.
À escola restava esperar, até porque os valores do Estado provenientes do mês de janeiro ainda não foram recebidos. Até ao momento pagaram-nos os últimos meses do ano anterior, agora vamos ver como vai ser no final deste mês, referiu Alfredo Lopes.
Por melhores poupanças que uma escola possa ter, ninguém aguenta uma situação destas por muito tempo, comentava o diretor, que avisa não ter autorização para fechar a escola. Só os pais e professores podem fazer isso.
As declarações de Alfredo Lopes foram proferidas, em janeiro de 2011 durante uma visita de Paulo Portas ao ECB. O líder do CDS-PP conheceu as instalações, cumprimentou alunos e aproveitou para deixar alguns recados a Isabel Alçada, ministra de Educação.
Durante a visita, o dirigente centrista aproveitou para elogiar o estabelecimento da Benedita. Está entre as cem melhores escolas do País, nunca teve salários em atraso e conta com 140 professores. Isto sim é de realçar, referiu Paulo Portas, acompanhado durante a visita por Jorge Esteves de Carvalho, líder da Concelhia de Alcobaça do CDS/PP.
-Passos Coelho, líder da coligação (PSD-CDS) Portugal à Frente, para as eleições legislativas de 4 de outubro de 2015 e candidato a Primeiro-ministro, visitou no dia 28 de setembro de 2015 a empresa de calçado Sindocal, da Benedita, para conhecer a sua realidade e a condição dos seus 96 trabalhadores. Passos Coelho fez-se acompanhar de Paulo Portas (nº2 da coligação) e outros.
Leia-se aqui Pedro Passos Coelho.
-Paulo Portas, nasceu na freguesia de S. Sebastião da Pedreira, hoje Avenidas Novas, filho do arquiteto Nuno Portas, e de sua primeira mulher Helena de Sacadura Cabral, economista e jornalista, irmão de Miguel Portas, dirigente político, e meio-irmão de Catarina Portas, jornalista e empresária.
Paulo Portas é referido, ainda, várias vezes neste Dicionário.

Sem comentários: