sexta-feira, 18 de janeiro de 2019


NO TEMPO DE PESSOAS “IMPORTANTES” COMO NÓS

50 Anos da História de Alcobaça Contada através de Pessoas



Luís, José Cordeiro, nasceu a 5 de fevereiro de 1947, na Lameira/Alcobaça.
Fez estudos até à 4ª classe. Por alturas de agosto de 1972, foi trabalhar para uma empresa de Lisboa, que se dedicava principalmente a obras nos Monumentos Nacionais ou da Igreja e aí permaneceu 23 anos, até esta encerrar atividade. A partir daí e tendo em conta a experiência, conhecimentos e os contactos adquiridos, passou a trabalhar por conta própria, também principalmente no mesmo ramo e em todo o país, revelando competência e sentido de responsabilidade, devidamente apreciados.
Em Alcobaça, efetuou trabalhos não apenas no Mosteiro, sendo aqui, desde rebocos a colocação de vitrais. Todavia os mais delicados que efetuou, consistiram na intervenção do retábulo Morte de São Bernardo, que para ser restaurado em Lisboa teve de ser desmontado em parte e nos tetos e instalação elétrica da Sacristia, sem esquecer o Relicário cujas imagens foram retiradas para serem levadas para o Instituto José de Figueiredo. Na Igreja da Conceição, que se encontrava muito perto da ruína, arranjou o telhado, picou e rebocou as paredes exteriores, e no interior fez a cintagem das paredes e a colocação dos esticadores. Também trabalhou nos telhados e tetos do Mosteiro de Coz chegando a equacionar-se a recolocação do Órgão (diligências desenvolvidas sem sucesso pelo Engº José Manuel Natividade Coelho), levado depois da extinção das Ordens Religiosas para a Confraria da  Nazaré, onde se encontra.
Quando a Drª. Maria Augusta Ferreira era diretora do Mosteiro, colaborou em várias iniciativas, como exposições.
José Luís não consegue estar parado, adoro o meu trabalho e não penso reformar-me para já, o que não me impede de apreciar beber um copo com amigos e estar com as netas. Na minha empresa trabalham um filho e o genro que me dão excelente apoio.
Luís, Rui Manuel Carvalho, nasceu a 24 de outubro de 1952 na Rua do Castelo nº. 35, Alcobaça.
Frequentou o Externato Alcobacense, no ano letivo de 1961/1962 e nos anos de 1963 a 1968, o Colégio Luís de Camões, em Rio Maior, cujo diretor era António Branco.
Entre 1969 e 1975, trabalhou em Tomás Marques Ld.ª, Raimundo e Maia Ld.ª e EOBAL.
Em outubro de 1975, ingressou na Casa do Povo de Alcobaça /Segurança Social, onde trabalhou até 1987. Depois de um destacamento para o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, em Lisboa, e para frequentar com assiduidade o Curso de Medicina Veterinária, onde estava matriculado, terminou o curso em Maio de 1995. Logo em Agosto seguinte, fundou a Cistervet/Clínica Veterinária Ld.ª, no Lameirão/Alcobaça, onde se mantém como proprietário e diretor clinico, conjuntamente a esposa, Maria Manuela Martins da Costa Luís, sócia gerente, coordenadora e auxiliar clínica.
Foi responsável sanitário do agrupamento Cooperativa de Criadores de Pequenos Ruminantes, sediada em Caldas da Rainha e que abrange os Concelhos de Bombarral, Peniche, Óbidos, Nazaré, Caldas da Rainha e Alcobaça e clínico de Espécies Pecuárias, acumulando com a clínica de Animais de Companhia.
-Exerce apenas funções profissionais na Cistervet, em Animais de Companhia.
Luz, Fernando Pedro da, vulgo Nanã, faleceu a 26 de dezembro de 2003 com 84 anos, em consequência de uma queda.
Pessoa em geral estimada e inofensiva, dedicava-se a fazer pequenos recados, levar ou carregar encomendas e outras coisas simples, a troco de pequenas compensações, sempre com cuidado e interesse. Tendo limitações físicas, nomeadamente na fala, sem saber ler ou escrever, era todavia muito rigoroso e certeiro no que diz respeito a contas e dinheiros. Tudo isto lhe conferia indiscutível simpatia popular e alguma credibilidade.
Os seus últimos tempos foram passados no Lar da Santa Casa da Misericórdia.
















Sem comentários: