segunda-feira, 21 de janeiro de 2019



NO TEMPO DE PESSOAS “IMPORTANTES” COMO NÓS
50 Anos da História de Alcobaça Contada através de Pessoas
Ribeiro, Luís d’Avó, nasceu em Turquel em 1943 e tem torneado múltiplos obstáculos e problemas difíceis, como ousa salientar.
Industrial de relojoaria, é personalidade que desde a juventude tem marcado posição em prol da terra, o que lhe tem acarretado alguma consideração de conterrâneos. Iniciou e liderou aos 13 anos, o grupo que fundou o Hóquei Clube de Turquel, no qual trabalhou até aos 33 anos, pelo que pode dizer que foi um pai do clube. Por consequência e recolhendo o consenso dos associados, foi-lhe atribuída a categoria de sócio nº 1, mas por deferência e agradecimento ao Dr. Joaquim Guerra, passou este a ser o sócio nº 1 e ele o nº 2.
Para além do interesse pelo desporto, tem preocupações sociais, pois foi Diretor da Casa do Rapaz, associação ligada à Igreja e já desaparecida.
Com 25 anos (1968), organizou e fundou a Comissão Pró-Progresso de Turquel, com a qual pretendeu fornecer orientações democráticas aos conterrâneos, dado as suas reuniões serem abertas à população. Era uma organização sem fins político-partidários, tanto mais que propôs para Secretário, uma personalidade ligada ao Partido Comunista.
Aos 17 anos, repartiu a atividade entre a relojoaria e a atividade agrícolo-familiar, indo trabalhar para a ourivesaria de seu pai António Alves Ribeiro, em Alcobaça. Dizia-se próximo do PSD, embora (em recurso) tenha concorrido às eleições autárquicas em Turquel, em lista do CDS, com o qual doravante se passou a identificar.
Foi Presidente da Comissão Administrativa da Junta de Freguesia de Turquel depois do 25 de abril, até às primeiras eleições autárquicas.
Ribeiro, Maria Ilda Afonso Miguel Gonzaga, é natural e residente em Alcobaça, casada e com dois filhos e netos. Nos seus 16 ou 17 anos, gostaria de ser modelo.
Todavia, já há bastantes anos é uma das responsáveis pelo Restaurante Frei Bernardo, em Alcobaça. O que lhe agrada mais na profissão é o contacto com as pessoas e a possibilidade de divulgar o que é bom de Alcobaça.
As especialidades que geralmente escolhe para apresentar nas Mostras Gastronómicas, onde é convidada, são as regionais, como o Frango na Púcara, as Morcelas de Arroz e os doces regionais, como o Pão-de-Ló de Alfeizerão, por exemplo.
Se tivesse de oferecer um jantar a um Primeiro-Ministro disse que escolheria talvez uma Perdiz na Púcara, um Cherne, ou um Bacalhau Espiritual.
O meu pior defeito é as vezes irritar-me com pequenas coisas. A minha melhor qualidade (que por vezes é defeito) é viver demais os problemas dos outros. A qualidade que mais aprecio nas pessoas reside na sua integridade, isto é, admiro uma pessoa que seja válida por si mesma. Alguém que tenha conseguido através da sua honestidade e trabalho alcançar o topo.
Ribeiro, Maria de Lurdes Costa, nasceu em 15 de Novembro de 1937 em Turquel, aonde reside no lugar do Carvalhal.
Fez a Escola Primária em Turquel até à 4ª. classe, indo depois para casa a fim de ajudar a família com uma máquina de tricotar. Aos 20 anos, comprou à sua custa uma bicicleta, passando a frequentar em horário noturno, a Escola Técnica de Alcobaça, num curso comercial que não terminou, por falta de apoio da família. Em 1966, casou com António Costa Oliveira e emigrou para a Alemanha, aonde este já se encontrava, considerando esta saída como um sonho. Em 1972, nasceu aí o único filho. Trabalhava na cantina da fábrica de metalurgia, aonde também se encontrava o marido, o qual faleceu subitamente no dia 3 de Julho de 1973, pelo que de imediato regressou a Portugal para o sepultar em Turquel. Para recomeçar a vida, ingressou na Solancis Ld.ª (mármores), da qual era sócia desde a constituição em 1969 e aí permaneceu como gerente até 1992. A partir desta data passou a ser gerente da empresa de construção civil Construpedra Ld.ª/Construção Imobiliária, constituída em 1982 e ai se mantendo até 2012 ano em que encerrou a atividade. 
Em 1974, foi convidada para a Direção do Centro Social Paroquial de Turquel como tesoureira e em 1979 candidatou-se à Presidência da Junta de Freguesia pela AD/PSD, vindo a ganhar as eleições, sendo por isso a primeira mulher Presidente da Junta de Freguesia no Concelho de Alcobaça, mandato que cumpriu integralmente e com sucesso. Tomou posse a 19 de janeiro de 1980, sucedendo a Luís Tinta Galinha (PSD), com uma equipa que tinha como Secretário António Agostinho Marques e Tesoureiro Martinho Alexandre Honório. Diz que, enquanto Presidente da Junta, entre os trabalhos que lhe deram maior satisfação foram a abertura da estrada que liga o Carvalhal a Casal da Lagoa que passa pelo meio da Quinta das Pedras, obviamente com o acordo da Família Cláudio (proprietária) e a abertura da estrada que liga Covão do Milho a Casal de Vale Ventos.
Não voltando a recandidatar-se a Presidente da Junta de Freguesia, em 1983 assumiu o cargo de Presidente da Assembleia de Freguesia. Foi vereadora da Câmara Municipal, sendo Presidente Joaquim Rui Coelho.
Em 1985, (re)fundou com um grupo, a Banda Filarmónica de Alcobaça, assumindo-se como vice-presidente, no ano de 1990 foi Presidente da Sociedade Filarmónica Turquelense e cofundadora da Liga dos Amigos do Hospital de Alcobaça, em 1991 vice-presidente da União Recreativa do Carvalhal de Turquel e nesse ano membro da Associação de Amigos de Cister, instituição que visava  ajudar famílias com problemas de toxicodependência, responsável pelo grupo Movimento Esperança e Vida/ Movimento das Senhoras Viúvas e vice-presidente ACSIA/Associação de Comercio, Serviços e Indústria de Alcobaça. Em 1992, foi refundadora do Clube Rotary de Alcobaça, e sua Presidente, em 2003.
A partir de 2006 tem frequentado a Universidade Sénior de Alcobaça.
-Lurdes Ribeiro é mulher de armas pois, tendo perdido o marido muito cedo e com um filho doente, nunca se deixou intimidar pelo mundo dos homens. Trata-se de uma pessoa que nasceu com objetivos definidos e com espirito de liderança, a pensar no bem-estar de outrem, quer na Presidência da Junta, de Coletividades e Instituições e de ajudar os mais necessitados.
Ribeiro, Maria Manuela Serrazina Lameiras de Figueiredo, nasceu em Alcobaça, em 22 de janeiro de 1944, aonde fez os estudos iniciais.
Licenciou-se em Medicina na Universidade de Coimbra em 1972, tendo efetuado nos Hospitais da Universidade de Coimbra as especialidades de Obstetrícia e Ginecologia e de Hidrologia Médica.
Frequentou, em Paris, a Faculdade de Medicina Cochin-Port-Royal, na Universidade René Descartes, onde concluiu, em 1988, pós-graduação em ecografia obstétrica e ginecológica.
Foi Diretora Clínica das Termas da Piedade, em Alcobaça, como Chefe de Serviço de Obstetrícia trabalhou cerca de trinta anos no Hospital Bernardino Lopes de Oliveira, e responsável pela Maternidade deste Hospital, desde a sua abertura, em 1981 (ano em que, depois de um longo interregno, voltaram a nascer crianças em Alcobaça), até ao encerramento.
Foi Presidente da Comissão de Ética do Hospital de Alcobaça.
Ribeiro, Martinho da Avó, nasceu em Turquel, a 18 de junho de 1942, tendo aí feito os estudos até à 4ª. classe.
Com 14 anos veio para Alcobaça trabalhar com o pai na Ourivesaria e Relojoaria Crisóstomo, que aquele havia tomado de trespasse. Com o falecimento do pai, ficou a exercer atividade no mesmo local, tendo efetuado importantes obras e melhoramentos, que terminaram em dezembro de 1993, passando a chamar-se Ourivesaria, Relojoaria e Óptica Martinho, sociedade que constituiu com a irmã Madalena.
Apreciou sempre a atividade desportiva, tendo sido um dos fundadores do Hóquei Clube de Turquel, de que foi diretor, e especialmente desta modalidade, que praticou até aos 41 anos. Dada a forte ligação a este clube, é o sócio nº.3, sendo nº. 1 o Dr. Joaquim Guerra (apesar de falecido) e o nº. 2 Luís D’Avó Ribeiro. Sempre que pode não perde uma partida de hóquei do seu  HCT e às vezes, vai mesmo assistir aos treinos.
Em 1975, criou a Secção de Hóquei do Ginásio Clube de Alcobaça.
-Comerciante atento aos problemas e interesses da classe, fez parte da direção da ACSIA e da Associação de Patinagem de Leiria nas décadas de 1980/1990, depois de ter sido reativada. Enquanto ela esteve desativada (cerca de uma década entre 1968 e 1978), o HCT competia pela Associação de Patinagem de Santarém, com sede no Entroncamento.
Ribeiro, Miguel Pedro Sanches Ferreira, nascido em Alcobaça em 1975, é  o guitarra-baixo dos The Gift, de que foi um dos fundadores.
O jornal desportivo Record, na edição de 13 de setembro de 2013, conta que foi encontrar Miguel Ribeiro equipado a rigor para alinhar com os hoquistas do Sporting. O músico dos The Gift aceitou o convite para apadrinhar a campanha intitulada Hóquei BOX. Porque sou sportinguista e fui jogador de hóquei decidiram convidar-me para fazer parte desta campanha, que propõe o lugar de época para os jogos do clube,  disse o guitarrista já dentro do ringue.
O gosto pelos patins vem de família, continuou. O meu pai foi o fundador do Hóquei Club de Turquel e desde pequeno que eu e os meus irmãos patinamos, acrescentou. Também Pedro Granger e Isabel Figueira fazem parte deste projeto que tem por objetivo chamar mais sportinguistas ao pavilhão para apoiar a equipa. Esta ideia começou o ano passado, mas agora quisemos dar-lhe mais vida, por isso, pensámos em ter connosco pessoas fora do universo do hóquei, de forma a envolver mais adeptos na modalidade, relatou o responsável pela comunicação do hóquei do Sporting, João Felipe Rodrigues. Esta campanha apresenta dois cartões. O cartão Premium, por 20 euros, dá acesso a todos os jogos do campeonato nacional da 1.ª divisão, enquanto o cartão Gold, por 40 euros, permite aos aderentes ver também os jogos da Taça de Portugal.
-Bem diferente de estar em palco, Miguel Ribeiro decidiu tirar o pó dos patins e divertir-se juntos dos profissionais do hóquei patinado.

Sem comentários: