sexta-feira, 18 de janeiro de 2019



NO TEMPO DE PESSOAS “IMPORTANTES” COMO NÓS

50 Anos da História de Alcobaça Contada através de Pessoas


Kwasniewski, Aleksander, Presidente da República da Polónia, que recentemente aderira à União Europeia, enquadrado na sua visita de Estado a Portugal a convite de Jorge Sampaio, deslocou-se a Alcobaça (com fortes medidas de segurança) no dia 2 de julho de 2004.
O presidente polaco, iniciou a visita oficial a Portugal, mas só depois de ter assistido ao jogo Portugal-Holanda, da meia-final do Euro-2004.
A experiência da integração comunitária portuguesa e o rescaldo da cimeira da NATO estiveram no topo da agenda.
No dia 1 de julho, Aleksander Kwasniewski foi recebido pelo seu homólogo e anfitrião Jorge Sampaio. O dia do presidente polaco começou com a deposição de uma coroa de flores no túmulo de Luís da Camões, antes de seguir para o Palácio de Belém, onde lhe foram prestadas honras militares. Jorge Sampaio, e Mulher, Maria José Ritta, ofereceram um almoço em honra do casal Kwasniewski. À tarde, o Chefe de Estado polaco deslocou-se à Assembleia da República, onde teve encontros com o presidente João Bosco Mota Amaral e representantes dos partidos com assento parlamentar. A seguir, deslocou-se à Câmara Municipal de Lisboa, onde recebeu as chaves da cidade de Pedro Santana Lopes. À noite, os presidentes dos dois países jantaram no Palácio Nacional de Queluz.
Na sexta-feira de manhã, Kwasniewski esteve em Óbidos, Batalha e Alcobaça, regressando depois à capital para ser recebido pelo primeiro-ministro Durão Barroso, que com ele almoçou no Palácio das Necessidades. Apesar de já ter estado em Portugal algumas vezes, esta foi a primeira que Aleksander Kwasniewski visitou esta região. Do ponto de vista político, o Presidente polaco assegurou que esta visita de Estado é muito especial, uma vez que Durão Barroso vai ser Presidente da União Europeia e, por isso, o tema principal desta deslocação a Portugal é discutir o futuro da Europa e como renovar o bom espírito da Europa.
Kwasniewski foi presidente da Polónia entre 1995 e 2005. Nasceu em Białogard, em 15 de novembro de 1954 (durante o regime comunista), participou ativamente no sindicato comunista dos estudantes polacos (Socjalistyczny Związek Studentów Polskich) foi ministro dos desportos e líder do partido de esquerda Socjaldemokracja Rzeczypospolitej Polskiej (Partido Democrático e Social da República da Polónia), sucessor do antigo partido dos trabalhadores polacos.
Kwaśniewski foi eleito presidente, derrotando Lech Wałęsa. A 2 de setembro de 1997 recebeu o Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique, de Portugal. Foi reeleito para um segundo mandato em 2000, com uma vitória na primeira volta. Em 2005, no fim do seu mandato, foi sucedido por Lech Kaczyński. Kwaśniewski define-se como ateu.
Era aguardado à entrada do Mosteiro pelo Presidente da CMA e vereadores, bem como por Isabel Costeira, Diretora daquele, que explicou ao visitante a imponência e importância do monumento no contexto português e mundial, pois que é património da UNESCO.















Sem comentários: