domingo, 24 de dezembro de 2023

A CORRIDA PORTO-LISBOA E ALCOBAÇA (1982) O GINÁSIO CLUBE DE ALCOBAÇA

 

 

 

 

A CORRIDA PORTO-LISBOA E ALCOBAÇA (1982)

O GINÁSIO CLUBE DE ALCOBAÇA

 

  Fleming de Oliveira

 

  No campeonato de futebol da época de 1981/1982, o Ginásio Clube de Alcobaça, sob a presidência de Guerra Madaleno, subiu à I Divisão Nacional, depois de uma (porfiada) luta na secretaria com a Associação Académica de Coimbra.

  A equipa de Coimbra beneficiou inicialmente da decisão da Federação Portuguesa de Futebol, na sequência de um jogo com o Guarda, que teve de ser repetido. O recurso e os protestos dos alcobacenses acabariam por surtir efeito e valer-lhes a subida direta, quando já disputavam a Liguilha.

  Em protesto com a decisão da Federação, adeptos alcobacenses decidiram cortar a Estrada Nacional e interromper a corrida Porto-Lisboa. Ficou o pelotão parado em frente ao Mosteiro. Coisa inédita, uma corrida de ciclismo interrompida por causa do futebol. Apesar da confusão, foi explicado aos ciclistas os motivos do protesto, e ao que correu alguns terão ficado sensibilizados e ao lado dos alcobacenses.

 

  Pese embora a subida (garantida) à Primeira Divisão, o Ginásio de Alcobaça teve de deslocar-se a Penafiel para a decisão do título de campeão da II Divisão. Foi uma viagem demorada e inquieta pois, por causa do litígio com a Associação Académica, a comitiva (à cautela) não passou por Coimbra.

  Depois da subida à I Divisão e do brilharete numa disputada meia-final da Taça de Portugal em Alvalade, seguiu-se a época de 1982/1983. O registo, foi muitíssimo fraco, quatro vitórias caseiras em 30 jogos que valeram o último lugar e a descida de divisão.

  O projeto de Guerra Madaleno, entretanto a contas com a justiça, tinha pés de barro.

 

  A Volta a Portugal, que decorreu de 26 de abril a 16 de maio de 1927, em 18 etapas, totalizando 1960 quilómetros, teve a participação de 42 ciclistas e a média geral do vencedor, António Augusto de Carvalho, foi de 24,700 Km/hora. Os ciclistas dividiram-se por três categorias, fortes, fracos e militares. Em 1931 o circuito renasceu, tendo o ciclista benfiquista José Maria Nicolau sido o vencedor e aí começou a fulgir a aura de popularidade que durante anos o envolveu, bem como o sportinguista Alfredo Trindade, seu rival, que iniciou nesta prova a carreira desportiva e viria a vencê-la no ano seguinte.

  Uma das etapas passou por Alcobaça, em frente ao Mosteiro, e a animação popular voltou à rua.

 

 

Sem comentários: