domingo, 24 de dezembro de 2023

VITORINO FRÓIS

 

VITORINO FRÓIS

 

Fleming de Oliveira

 

 

 

 

Vitorino de Avelar Fróis (1862-1934), natural e residente em Alfeizerão, proprietário da Quinta Nova de S. José, agricultor e criador de gado bravo, no primeiro quartel do século XX foi um famoso cavaleiro tauromáquico.

  Pessoa de fino trato, encorpado, de farto e retorcido bigode, era das relações do Rei D. Carlos que o visitou mais que uma vez. Também foi um interventivo político[1].

 

  Pelos facultativos municipais encarregues de proceder ao exame dos terrenos previstos para a construção do novo cemitério de Alcobaça, foi apresentado na sessão da Câmara Municipal de 16 de julho de 1890, o relatório a que procederam, do qual se concluía existir apenas um local apropriado, o cemitério da Vestiaria, depois de devidamente ampliado.

  Assim, a Câmara deliberou, embora contra a opinião da Junta da Paróquia da Vestiaria, escolher esse local e mandar proceder, com urgência, aos trabalhos preparatórios e indispensáveis. O vereador Vitorino Fróis, a propósito da oposição da Junta da Vestiaria disse, porém, que se tendo levantado em algumas freguesias do Concelho uma corrente de opinião contra a Câmara imputando-lhe a responsabilidade da construção do cemitério da Vestiaria, lamentava que tendo estado em reclamação esse projeto há vários meses, nunca se levantou qualquer voz a protestar contra o facto. Por outro lado, esclareceu que tendo sido exposto o assunto ao Governo, este mandou apresentá-lo no Tribunal Administrativo, pelo que era de opinião que a Câmara deveria aguardar o resultado da decisão deste, garantindo uma neutralidade entre as diversas opiniões que se têm vindo a manifestar.

 

  O vereador Vitorino Fróis foi convidado pela Câmara, para representar o Município nos funerais de D. Carlos e D Luís Filipe, mas não podendo momentaneamente deslocar-se a Lisboa foi substituído pelo amigo e correligionário Dr. Adolfo Guimarães.

 

 



[1] Presidente da Câmara de Alcobaça entre 2 de janeiro de 1900 e 31 de agosto de 1900.

-Antes fora vereador, lugar que voltou  a assumir depois de deixar de ser Presidente.

 

Sem comentários: