sábado, 16 de dezembro de 2023

A GNR DO POSTO DE ALCOBAÇA O SARGENTO BARBOSA

 

A GNR DO POSTO DE ALCOBAÇA

O SARGENTO BARBOSA

 

FLeming de OLiveira

 

 

O soldado Herminio Oliveira, reconhecia que o poder da GNR no interior do Posto de Alcobaça, era frequentemente arbitrário. Conhecido na GNR da vila havia um indivíduo, que embriagado, mas nem sempre, seviciava a mulher. Esta ia queixar-se ao Posto, exibia as marcas no rosto, na cabeça, no tórax ou no peito. A GNR lavrava o auto e enviava-o para o Tribunal. A mulher perdoava-lhe até à próxima, que não demorava acontecer.

Um dia, a mulher apareceu no Posto a contar, que o marido tentara metê-la no forno, quando estava a cozer o pão. A mulher salvou-se, mas, ficou com os cabelos, rosto e roupa, bastante chamuscadas e em pânico.

Trazido o marido ao Posto, foi mais uma vez enviado ao Tribunal, escoltado pelo sold. Hermínio.

O juiz após o ouvir, chamou o agente, a quem disse para levarem o homem para o Posto, lhe fizessem justiça, depois o mandassem embora, pois que, quaisquer novas condenações, já não produziam efeito. A prisão, em vez de o endireitar, ainda o fazia mais malandro.

Hermínio Oliveira apresentou o caso ao Sarg. Barbosa, que começou por pô-lo de joelhos e dar-lhe alguns safanões e tabefes. Em seguida, disse-lhe de dedo em riste que tomasse bem nota, pois que nunca mais a mulher apresentasse queixa no Posto e se isso voltasse a acontecer que ele mudasse de Concelho, não mais chateasse a GNR, nunca mais lhe batesse, pois que se ela fosse lá, não havia quem lhe valesse, ele ficava definitivamente estendido no chão.

Ao ouvir isto, o homem tomou finalmente consciência da gravidade da situação, saiu do Posto com um valente pontapé no traseiro, perante a galhofa e uma assuada dos guardas.

 

Sem comentários: