sábado, 16 de dezembro de 2023

Jaime Horácio Pacheco Junqueiro (Ex-presidente da Câmara de Alcobaça) Haile Selassie (Imperador da Etiópia)

 

Jaime Horácio Pacheco Junqueiro

(Ex-presidente da Câmara de Alcobaça)

Haile Selassie

(Imperador da Etiópia)

 

FLeming de  OLiveira

 

 

 

 

 

Jaime Horácio Pacheco Junqueiro segundo corria, nunca compreendeu as razões da sua não recondução como presidente da Câmara (apesar de salazarista militante), ao fim de dois mandatos, em que pouco mais fez que inaugurar obras já projetadas, receber Juscelino Kubitschek de Oliveira (Presidente do Brasil), os Príncipes de Mónaco (Rainier e Grace Kelly),o Imperador da Etiópia e, por duas vezes, Américo Tomás.

 

Em 1959, o Rei dos Reis, O Senhor dos Senhores, O Conquistador Leão da Tribo de Judah, O Supremo Defensor da Fé e Poder da Santíssima Trindade, o Imperador Hailé Selassié, coroado em 2 de Novembro de 1930, efetuou uma visita oficial a Portugal, e obviamente a Alcobaça, atirando aquando do acesso ao Mosteiro, moedas de ouro aos assistentes, como aconteceu com Ana Maria Magalhães (Fleming de Oliveira), no caso sem sucesso e se debatiam atrás delas.

Hailé Selassié era, de acordo com a tradição, o ducentésimo vigésimo quinto da linhagem de imperadores etíopes descendentes do Rei Salomão e da Rainha de Sabá. É conhecido o encontro entre Salomão e a Rainha de Sabá (Makeda), graças à bíblia hebraica. No I Livro dos Reis, e no II Livro de Crónicas, conta-se que a Rainha, depois de ouvir falar da fama do Rei de Israel, viajou para Jerusalém com objetivo de o por à prova, com questões e enigmas difíceis de resolver, acabando por ficar rendida à sua sabedoria. Por sua vez, o monarca ficou abalado coma beleza de Makeda e quis retê-la no seu reino. Para tal, imaginou uma mentira que a obrigou a permanecer em Jerusalém o que permitiu que se deitassem um com o outro. Dessa união nasceu Baina – Iehkem que os sacerdotes de Jerusalém consagraram com o nome de David e permitiram que regressasse à Etiópia como rei, levando consigo a Arca da Aliança.

Graças ao relato bíblico a visita acabou por se tornar um dos mais imaginativos e férteis conjuntos de lendas e contos do oriente. Na literatura judaica mais antiga, emergiu um colorido relato com os ingredientes para desenvolver uma história glamorosa. A figura da Rainha de Sabá, e a veracidade histórica da visita a Salomão, ocupam lugar tão importante na identidade etíope que a primeira Constituição de Etiópia, promulgada em 1931, declarava no art.º 3.º: Fica estabelecido por lei que a dignidade imperial pertence exclusivamente à linha de Khayle SellasiI nascido da estirpe do rei Shala Sellasi, descendente da dinastia de Menelik I, nascido por sua vez do rei Salomão de Jerusalém e da Rainha da Etiópia, chamada Rainha de Sabá.

Este artigo foi repetido literalmente na Constituição de 1955, e permaneceu vigente até à queda da monarquia em 1974.

Nos discursos, o Chefe de Estado africano e os responsáveis portugueses, fizeram referências aos laços históricos que uniam os dois países desde o século XVI. Na evocação da amizade luso-etíope, um episódio pareceu ter sido deliberadamente omitido, isto é, o papel desempenhado por Portugal na Sociedade das Nações, aquando da agressão da Itália fascista à Abissínia. Até determinada altura a defesa da independência da Abissínia mereceu o apoio do governo de Lisboa. E quais os motivos do volte-face operado por Portugal em 1936, quando chegou internacionalmente a altura de endurecer o regime de sanções imposto à Itália?

 

Junqueiro depois de deixar a Presidência da Câmara Municipal, em 1969, mandou fazer cartões  de visita onde, no lugar habitualmente reservado a profissão, estava escrito Ex-Presidente da Câmara de Alcobaça.

 

Sem comentários: