terça-feira, 12 de dezembro de 2023

MARCELO CAETANO NA BENEDITA (1973)

 

A vinda de Marcelo Caetano à Benedita, a 8abr1973 em visita particular, constituiu um evento tão marcante, como Manuel Ferreira Castelhano não se cansa de enfatizar ainda que cinquenta anos depois, que a Junta de Freguesia[1] decidiu, colocar no largo principal da vila um medalhão em bronze com a sua efígie, mandado fazer em Lisboa, por uma escultora com raízes na Benedita. José Vinagre, recorda que Marcelo Caetano então referiu que, depois de ter visto a realidade, a nossa terra deveria ser tomada como exemplo do país, pelo dinamismo e vontade de progresso, na resolução e empenho para os seus problemas, quer ao nível das dificuldades financeiros, culturais e sociais. Nesse mesmo dia, Marcelo Caetano descerrou uma placa toponímica com o nome Rua Heróis do Ultramar e uma outra com o seu busto na praça principal de Benedita. Quatro meses depois, já em plena revolução do 25 de Abril, ambas as placas foram destruídas o que originou uma autêntica revolta popular, criando um descontentamento generalizado na freguesia, e que se veio a alastrar à cidade de Rio Maior e mais tarde com consequências em Alcobaça, tanto no cerco ao edifício da Câmara Municipal, bem como à sede do Partido Comunista.

  A declaração, destacada na imprensa nacional e principalmente n´O Alcoa, teve importância no desenvolvimento a curto prazo da Benedita. Mas mudam-se os tempos e as vontades, e em Março de 1975, com discrição, a Junta de Freguesia mandou retirar a efígie.



[1] Presidida por António Silva Marques, vulgo “Santeiro”.

-Relojoeiro de profissão e com estabelecimento junto à rotunda da Avenida da Igreja, estabeleceu-se na Benedita em janeiro de 1955. A alcunha “Santeiro” advém do tempo do avô, também António da Silva Marques, falecido em 1913, que esculpia santos, de que ainda resta um exemplar no museu da Igreja da Benedita. Foi Presidente da ABCD e Presidente da JF antes de 1974. Com o 25 de abril foi saneado. Reabilitado politicamente, veio a ser eleito Presidente da JF em lista independente, embora apoiada pelo PPD, com maioria absoluta. Nasceu a 29set1929, na Benedita e faleceu em 28out2007.

 

 

Sem comentários: