sábado, 16 de dezembro de 2023

O GOVERNADOR CIVIL DE ALJUBARROTA E UM TAL BARBOSA RODRIGUES

 

O GOVERNADOR CIVIL

DE ALJUBARROTA

E

UM TAL BARBOSA RODRIGUES

 

FLeming de OLiveira

 

 

O “Voz de Alcobaça”, de 31 de janeiro de 1975, pela pena do impenitente, impudente anticlerical, e prolixo correspondente de Coz, Barbosa Rodrigues pediu o saneamento do pároco de Cós, que continua mistificando as pessoas e a própria religião.

Este articulista, considerou ser a anedota da semana, a homilia proferida na Missa do Galo, a que graças a Deus, não assisti.

Mas não era a única pessoa que os auto proclamados antifascistas de Alcobaça pretendiam sanear, alegadamente por incapazes de viver nos novos tempos.

A atenção do jornal incidiu sobre o cacique da borda da serra e ex-comandante da Legião Portuguesa de Aljubarrota, que não obstante se encontrar em estado de falência continua a exercer o cargo de Provedor da Misericórdia de Aljubarrota e de Louvado, inscrito na Repartição de Finanças. Manuel Ângelo da Silva serviu durante largos anos o regime fascista, pressionando as pessoas dos lugares onde preponderava e o seu domínio foi tão nítido e demorado que jocosamente o alcunhavam de governador civil de Aljubarrota.

Sem comentários: