domingo, 24 de dezembro de 2023

O Bispo D. António de Campos ALCOBAÇA NO TEMPO DO PREC (1974)

 

 

O Bispo D. António de Campos

ALCOBAÇA NO TEMPO DO PREC (1974)

Fleming de Oliveira

 

 

 

  Alcobaça revia-se na pessoa do conterrâneo, D. António de Campos, Bispo de Fabiana[1], Bispo Auxiliar de Lisboa, e mais tarde Vigário Episcopal de Santarém, tanto assim, que lhe prestou homenagem, em janeiro de 1955, no Salão Nobre dos Paços do Concelho e no Cineteatro, onde lhe foi entregue o anel episcopal custeado por alcobacenses devotos.

  As comemorações do 5 de outubro de 1974, foram organizadas em Alcobaça pelo PC e MDP/CDE com o apoio da CA da Câmara Municipal. Da parte de manhã, no cemitério da Vila usou da palavra Firmo de Almeida, que homenageou os democratas republicanos falecidos sem verem a aurora da liberdade. No Largo do Mosteiro, e da parte da tarde, houve um comício presidido por António Luís Ventura, tendo como oradores Vítor Ferreira, Mário Amaral, Olímpia Lameiras e José H. Vareda. Após discursos de modelar antifascismo, foi votado que a Travessa da Cadeia (hoje Travessa Dom Maur Cocheril) passasse a chamar-se Travessa 16 de Março. Mas a proposta não foi levada à prática e o nome não foi alterado nesse sentido.

  Um dos pontos altos da manifestação, foi o descerrar de uma placa atribuindo o nome de Praça 25 de Abril, à Praça Dr. Oliveira Salazar. José Vareda (MDP/CDE), propôs que fosse retirado o nome de D. António de Campos a uma das ruas da Vila, sendo que a ideia não colheu. Porém, a mando de Jorge Silvestre (MDP/CDE[2]), o retrato a óleo daquele prelado, foi levado do Salão Nobre da CMA para uma arrecadação, de onde com o Presidente Miguel Guerra regressou em 1977 para ser exposto em local de destaque, como acontece. O quadro fora entregue pessoalmente em 1972 pela sua autora a pintora Pina d’ Emarghi[3] à guarda da Câmara Municipal, enquanto não for criado o Museu de Alcobaça.

  D. António de Campos, nascido em Alcobaça a 9 de abril de 1904, faleceu na Nazaré em agosto de 1969 , aonde se encontrava de férias. Foi homenageado no Mosteiro no dia 30 de outubro de 2004, aquando do centenário do seu nascimento e quinquagésimo aniversário da sagração episcopal[4]

 



[1] Fabiana, corresponde a uma antiga diocese, extinta, pois os bispos auxiliares necessitam de ter uma diocese.

-Informação de Pe. Ricardo Cristóvão, então Pároco de Alcobaça (2022).

[2] Jorge Manuel de Jesus Nogueira Silvestre, nasceu em 1945 em Alcobaça. O dia 25 de Abril de 1974 era uma data que considerava memorável. Foi nesse mesmo dia, mas passados 38 anos, que a sua vida acabou.

-Presidiu à primeira Comissão Administrativa da CM Alcobaça logo após a revolução de abril.

[3] Maria Luiza Giuseppina Pina d´Émarghi (Roberto), de origem italiana, nasceu em Lisboa em 1906. Distinguiu-se como pintora retratista e escritora de contos. Encontra-se representada em museus portugueses, entre outros o Museu José Malhoa/Caldas da Rainha.

[4] Fleming de oliveira in, No Tempo de Soares Cunhal e Outros.

Sem comentários: