quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

BANDA DE MÚSICA EM MONTES

 

BANDA DE MÚSICA EM MONTES

 

FLeming de OLiveira

 

Entre 1934/1935, foi fundado nos Montes uma Banda/Rancho, com características especiais, pois só atuava em determinadas circunstâncias, como o Carnaval.

O grupo, talvez por isso, não vingou, teve curta vida. Para alguns a sua música era coisa do antigamente, agora bom era o jazz, música para dançar.

José Pereira Machado recordou a composição deste agrupamento, sem esquecer senhoras como Ermelinda Fortes, Judite da Luz, Palmira Salteiro, Judite Loureiro, Sibel Fortes, Maria Júlia Machado, Alda Machado e Leopoldina Fortes, que cantavam e dançavam, bem como os homens que faziam os pares, Rodrigo Loureiro, Fernando Bento, Joaquim Mateus, Francisco Salteiro, Francisco Ricardo, José Filipe e José Pereira Fortes. Os instrumentistas eram Filipe Salgueiro, no violino, Filipe Machado, no saxofone alto, e Mindó, na viola. Com este rancho também colaboravam, de vez em quando, alguns rapazes que andavam a aprender música, como, o Francisco Machado, no violino, o José Bento, o José Francisco Franco e o próprio José Pereira Machado, no bandolim. As senhoras vestiam à moda do Minho, roupa que mandaram fazer à sua custa, e os rapazes jaquetas normalmente emprestadas para a função por familiares e amigos mais velhos, pois já era roupa de raro uso, especialmente pelos jovens.

Sem comentários: