terça-feira, 12 de dezembro de 2023

O NOSSO NATAL!

 

O NOSSO NATAL

 

FLeming de OLiveira

 

 

Embora à época do Natal associemos, desde logo e enfaticamente, o amor, a compaixão, a fraternidade, o perdão, enfim as melhores qualidades e valores que reputamos de cada um, a verdade é que, no meu entendimento, ele tem o significado que cada um lhe dá.

Se entre nós, pelo menos os mais velhos, continua a fazer-se um esforço para se alinhar com a proposta espiritual, tradicional e emocional deste tempo muito próprio e cumprir as tradições ancestrais, nem sempre isso é fácil para todos. 

Pois não.

Para uns, significa a tristeza e saudade dos que um dia animaram a mesa da festa, que amamos e já cá não estão.

Para outros, é o vazio e a solidão de estarem sozinhos ou num país distante ou de simplesmente não terem o apoio da família.

Para outros ainda, é a constatação de mais um ano presos  a uma realidade “tóxica”  adiada, sem atualização, solução e libertação.

A ideia que quero deixar é que o Natal, por mais maravilhoso e perfeito que o consideremos, sem bombas, censura ou frio, é fundamentalmente a proposta de ascensão ao quotidiano rumo a uma realidade mais bela e espiritual que Portugal felizmente nos proporciona.

Quando era menino perguntei várias vezes à minha Mãe, porque não era Natal o ano inteiro. E não era só por causa dos presentes (embora isso fosse importante), mas porque me fazia confusão, eu e aos meus 7 irmãos nos mostrarmos mais doces, disponíveis, compreensivas e menos "briguentos". Verdade seja dita, a minha Mãe, que era arguta e muito humana, nunca me deu resposta convincente

Habituámo-nos culturalmente a associar o Natal a um tempo próprio, a uma família feliz e unida à volta de uma mesa de tradições e costumes. Ao bolo rei, ao bacalhau cozido, a embrulhos com coisas lá dentro, ao lado de um presépio.

Hoje, com cinismo e o peso da idade, constato a faceta “ritualista” em detrimento do “espiritual”, mais exterior do que interior, mais material do que emocional, fazendo-nos acreditar que quem não cumpre os rituais em voga, não tem Natal feliz.

Hoje muitos são os que passam pela desestruturação da família, se encontram sem vontade de festejar por causa da doença, da solidão, da revolta pela falta de trabalho condigno, e tantas outras emoções capazes de deitar abaixo a mais bela ideia natalícia.

Um amigo, bem estruturado e saudável, contrapunha-me um dia destes que Natal é um estado de ser, de estar, de sentir e o importante e conforme realidade pessoal, o facto de não ser possível ter um Natal “perfeito” não é razão para que o Natal não seja feliz. 

Dei-lhe um abraço, mas fiquei sem capacidade de retorquir.

Caros leitores, a mensagem do poder pessoal, seja Natal ou não, sempre nos ensinou e convidou a colocar a atenção, foco e energia no que somos, no que temos e no que queremos e a não desperdiçarmos energia com o que não temos, com o que não somos ou não queremos.

 

BOAS FESTAS!

 

 

https://lh3.googleusercontent.com/a/ACg8ocLsBOthhTS9ZqbVKzyqxS0RbBbu1u-Y_Bjt4uQrIeM8=s40-p-mo

ResponderEncaminhar

 

Sem comentários: